A Liga Amazonense do Trauma (LAT), em parceria com a Sociedade Brasileira de Atendimento Integrado ao Traumatizado (Sbait), o Observatório Nacional de Segurança Viária (ONSV) e o Departamento Estadual de Trânsito do Amazonas (Detran-AM), realizarão um simulado de atendimento a múltiplas vítimas de acidente de trânsito. A simulação será realizada, a partir das 9h do dia 27 de maio, na Avenida Torquato Tapajós, no cruzamento com a Avenida Raimundo Parente.

A simulação será composta por uma colisão envolvendo 40 vítimas entre um microônibus, um carro e uma moto. A simulação reunirá vítimas em diferentes níveis de gravidade e prioridade no atendimento pré-hospitalar e 40 sombras que serão avaliadores dos atendimentos prestados. Todas as atividades serão realizadas em parceria com as seguintes instituições confirmadas até agora: Detran, Projeto ALFA-Manaus e Liga de Ortopedia e Traumatologia do Amazonas-LOT.

A LAT é composta por acadêmicos de medicina da Universidade do Estado do Amazonas (UEA), Universidade Federal do Amazonas (Ufam) e da Universidade Nilton Lins, coordenada pelo professor Flavio Jun Yokoyama e pelo Reitor da UEA, Cleinaldo Costa. A ação faz parte do Simulado Nacional de Atendimento a Múltiplas Vítimas em alusão ao `Maio Amarelo´, mês escolhido como promoção para a conscientização e prevenção de acidentes de trânsito.

Um dos objetivos do evento é treinar e capacitar profissionais envolvidos no atendimento Pré-hospitalar por meio de simulações realísticas de acidentes de transito com a presença de algumas vítimas potencialmente fatais, bem como organizar o fluxo de atendimento pré e intra-hospitalar em situações que envolvam múltiplas vítimas.

MAIO AMARELO

O ‘Maio Amarelo’ é uma ação promovida pelo Departamento Estadual de Trânsito do Amazonas (Detran-AM) em parceria com empresas, órgãos públicos e entidades de classe, como o Movimento Pedala Manaus, Sindicato dos Centros de Formação de Condutores e a Liga Amazonense de Trauma. Durante todo mês de maio, o Detran-AM vai realizar ações educativas para chamar atenção da população amazonense sobre importância de tomar as decisões corretas em relação ao trânsito. A campanha Maio Amarelo se estenderá até o dia 31 de maio, com ações na capital e nos municípios de Rio Preto da Eva, Itacoatiara, e Manacapuru, também da Região Metropolitana, além de Parintins, na região do Baixo Amazonas

faça um comentários
Carregar mais artigos relacionados
Carregar mais em Jornal de Humaitá

Leia mais

Brasil conquista pela primeira vez prêmio no Forbes Travel Guide

Belmond Hotel das Cataratas, localizado Parque Nacional do Iguaçu é o primeiro da América …