Órgãos do Sistema de Segurança Pública (SSP-AM, Polícias Civil e Militar, Corpo de Bombeiros e Detran) iniciaram nesta sexta-feira (12), diversas operações em áreas de Manaus que registraram nos últimos meses aumento de ocorrências criminais.

Cerca de 500 servidores atuam dando maior visibilidade à presença das forças estaduais nas ruas e proporcionando maior sensação de segurança à população de Manaus.

A operação foi lançada no Centro Integrado de Comando e Controle (CICC), onde estiveram presentes o secretário de Segurança, Sérgio Fontes, o delegado-geral da Polícia Civil, Frederico Mendes, o comandante-geral da Polícia Militar, coronel David Brandão, o comandante do Corpo de Bombeiros, coronel Fernando Junior, e servidores do Departamento Estadual de Trânsito (Detran).

A operação iniciou às 18h, quando equipes foram destacadas para as zonas Norte, Leste, Sul, Centro-Sul e Centro-Oeste. “Nosso trabalho para conter a violência é constante com o objetivo de inibir ações de criminosos, diminuir os índices criminais, como roubos e homicídios”, disse o secretário de Segurança, Sérgio Fontes.

Em reforço às ações ostensivas já realizadas, o comandante da Policia Militar, coronel David Brandão, explica que policiais irão atuar na operação Águia. “Em pontos previamente escolhidos por meio de mapeamento de incidências criminais e com efetivo destacado para ações durante todo fim de semana”, disse.

A Polícia Civil utiliza equipes para reforçar o trabalho nas unidades policiais e ações repressivas nas ruas da capital, principalmente na zona Sul. “Estamos com 92 servidores realizando incursões em áreas consideradas de riscos, fazendo abordagens a veículos e pedestres, com o objetivo de reprimir ações criminosas”, disse o delegado-geral, Frederico Mendes.

O Corpo de Bombeiros, de acordo com o comandante Fernando Junior, vai atuar na parte preventiva e fiscalização em casas de entretenimento noturno, como bares e casas noturnas. O órgão também reforçou o número de viaturas localizadas em pontos estratégicos para atender com mais rapidez as ocorrências.

As ações contam ainda com fiscalização no trânsito pelo Detran para coibir e autuar irregularidades nas ruas, e dar apoio às ações de reforço policial, com barreiras em avenidas e fiscalização de cidadãos na condução de veículos.

Um efetivo de 40 fiscais da Superintendência Municipal de Transportes Urbanos (SMTU) deu apoio à operação, com blitz nos dois sentidos da Avenida André Araújo, em frente ao CICC, para fiscalizar veículos de serviços de transporte como táxi, mototáxi e executivos.

FOTOS: LINDEMBERG CAVALCANTE/SSP-AM

faça um comentários
Carregar mais artigos relacionados
Carregar mais em Jornal de Humaitá

Leia mais

Brasil conquista pela primeira vez prêmio no Forbes Travel Guide

Belmond Hotel das Cataratas, localizado Parque Nacional do Iguaçu é o primeiro da América …