Na manhã da última quinta-feira, dia 11 de maio, a Polícia Militar do Amazonas (PMAM) realizou, no auditório da Escola Municipal Ivone Maria, situada na avenida Nossa Senhora da Conceição, bairro Cidade de Deus, zona norte de Manaus, a formatura de 180 crianças e adolescentes, com idades entre 9 e 13 anos, estudantes do 1º ao 3º anos do Ensino Fundamental, no Programa Educacional de Resistência às Drogas (Proerd). Nesta edição, as aulas do Programa foram ministradas pelos instrutores policiais militares, cabos PMs Débora Barros, Alves Júnior e Sidnei Assunção.

A solenidade contou com a presença do comandante da 30ª Cicom, capitão PM Henriques, que também é o atual subcoordenador do Proerd. A 30ª Cicom é a unidade policial militar que atua na área onde fica situada a Escola Ivone Maria.

O Proerd vem, desde 2002, sendo desenvolvido pela PMAM nas escolas de ensino fundamental e médio das redes públicas e particulares de Manaus e, agora, presente em parte dos municípios da Região Metropolitana, assim como nos municípios da região de fronteira dos Altos Solimões e Rio Negro.

Filosofia – O Proerd é um programa que aplica técnicas centradas na resistência da criança e adolescente à pressão de grupos ou de pessoa para consumo de drogas, capacitando o público-alvo com estratégias na tomada de decisão de não consumo e habilidades que auxiliem na conquista dos que já estão envolvidos com o consumo de entorpecentes, dentro da escola onde estudam ou no local onde residem e vivem.

O atual subcoordenador do Proerd, capitão PM Henriques, destacou que o conhecimento livra os jovens do perigo do caminho das drogas, “É sempre uma satisfação prepararmos essas crianças e adolescentes a dar combate com as informações e ensinamentos que repassamos ao consumo de drogas ilícitas. Eles acabam se tornando uma ferramenta fundamental nessa luta sem trégua contra o poder de destruição que a ilusão da droga traz consigo”, concluiu o oficial militar.

O Proerd pode ser inserido dentro das agendas educacionais de escolas e demais unidades de ensino fundamental. Para contato, os gestores de escola podem entrar em contato com a Polícia Militar por meio do telefone 98842-1716 e falar com o capitão PM Alysson da Silva Henriques.

FOTO: DIVULGAÇÃO/PMAM

faça um comentários
Carregar mais artigos relacionados
Carregar mais em Jornal de Humaitá

Leia mais

Interdição federal e Segurança Pública do Amazonas na mira da ALEAM

Crítica à intervenção federal no Rio de Janeiro, assim como a falta de segurança pública e…