Mais de 1,5 mil horas de treinamentos já foram oferecidos este ano aos profissionais da saúde que atuam no Hospital e Pronto-Socorro (HPS) Delphina Aziz. Essas capacitações foram promovidas pelo Instituto de Medicina, Estudos e Desenvolvimento (Imed), organização social que administra o Delphina Aziz, uma unidade da Secretaria de Estado da Saúde (Susam). Os cursos visam eficiência no atendimento e satisfação do usuário da unidade. São voltados, principalmente, para aprimorar as técnicas de cada área profissional – enfermagem, fisioterapia, nutrição e outras.

Diluição correta de medicamentos, manuseio do holter (aparelho portátil que faz a monitoração do ritmo cardíaco em um período de 24 a 48 horas), formas de abordagens do atendimento SUS e ferramentas de gestão foram alguns dos treinamentos oferecidos. Já são mais de 16 cursos que, somados, reuniram mais de 600 participantes. Os treinamentos são ministrados por multiplicadores internos e externos.

Especialmente no serviço de saúde, o sucesso das instituições se dá pela qualidade da integração entre a técnica dos profissionais e os objetivos da organização, disse o diretor administrativo do HPS Delphina Aziz, Remídio Vizzotto Junior. “A visão do Imed é ser uma instituição de referência em desenvolvimento, atendimento, execução e solução de projetos que gerem benfeitorias à população. Nossos treinamentos estão alinhados com essa visão”, disse.

Muitos dos colaboradores que participam dos cursos, em especial do corpo clínico da unidade, são de empresas prestadoras de serviços a rede de saúde. Assim, as capacitações trazem retorno para além do atendimento oferecido no PS Delphina Aziz.

O técnico de segurança do trabalho que desde 2013 atua na área hospitalar, Mateus Corvel, afirma que os treinamentos fazem o profissional compreender todo o processo de funcionamento de um hospital. “Não há dúvida de que isso melhora o desempenho de toda equipe. Em minha formação base, por exemplo, a carga horária hospitalar é pouca, por isso, participar dos treinamentos é de extrema importância”, disse.

“É um diferencial da instituição e agrega valor a carreira de cada um dos profissionais que compõe o Delphina Aziz. Melhorando o desempenho individual, melhora, também, o desempenho das equipes”, avalia o assistente de farmácia, Pablo Sotero.

Pesquisa interna aplicada pelo Serviço de Atendimento do Usuário do HPS Delphina Aziz apontou que 91% dos usuários de abril ficaram satisfeitos com o atendimento que receberam.

Estrutura – O Delphina Aziz está localizado em um dos principais corredores viários da cidade, na avenida Torquato Tapajós, zona norte de Manaus, onde passam mais de 15 linhas do transporte coletivo convencional. A unidade atende mais de 17 mil pacientes por mês na área de urgência e emergência.

No campo do diagnóstico, o Delphina Aziz conta com um moderno parque de imagens para exames de raio x, ultrassonografia, ressonância, tomografia, mamografia, endoscopia, colonoscopia, ecocardiograma, holter, mapa (monitorização ambulatorial de pressão arterial) e teste ergométrico. A capacidade é para realizar aproximadamente 18 mil exames por mês.

faça um comentários
Carregar mais artigos relacionados
Carregar mais em Jornal de Humaitá

Leia mais

Saiba como prevenir seus eletroeletrônicos dos danos causados pelas fortes chuvas

São Paulo, novembro de 2017 – Basta o Verão se aproximar para voltar a preocupação c…