O Centro Estadual de Convivência do Idoso (Ceci), localizado na Aparecida, zona Sul de Manaus, terá uma programação especial na tarde desta sexta-feira, dia 19. Trata-se da ‘Tarde Dançante – Projeto VidAtiva’, que deve reunir mais de 700 pessoas, entre aquelas que fazem parte do programa e frequentadores assíduos do complexo. O evento, aberto gratuitamente ao público, é uma realização do Governo do Amazonas, via Secretaria de Estado de Juventude, Esporte e Lazer (Sejel).

De acordo com a coordenadora do Projeto VidAtiva, Nara Freitas, a tarde dançante faz parte do calendário de atividades para a terceira idade e também será em alusão ao dia das mães. Para o evento, todos os 41 grupos do programa foram convidados e, além das atrações de músicos, brindes serão sorteados aos participantes. Dentre o repertório previsto, muito sertanejo, axé, MPB, boi e outros ritmos estão previstos.

“A tarde dançante é para proporcionar diversão e socialização à terceira idade. Trabalhamos com idosos a partir dos 45 anos, de todas as zonas da Cidade, e é sempre bom eles conhecerem os espaços que temos em Manaus, como também ter atividades diferenciadas, capazes de disseminar qualidade de vida. A dança é algo que sempre estimula a terceira idade, eles gostam bastante, por isso investimos nesta ferramenta”, destacou Nara.

Para o gerente do Projeto e Profissional de Educação Física, Átila Paiva, a ideia é disseminar cada vez mais a programação de tardes dançantes, uma vez que esta atividade física é associada à saúde psicológica e ao bem-estar emocional dos idosos.

“Por ser uma atividade aeróbica, muitas vezes é uma recomendação médica com o intuito de amenizar sintomas de algumas doenças como: hipertensão, obesidade, osteoporose, depressão e exercícios para a memória, etc. Pessoas que vivenciaram idas aos grandes bailes em salões, têm em sua memória o registro do prazer que essa atividade proporciona. Por isso, a prática da dança por parte dos idosos deve-se levar em consideração o fator relacionado à memória, às recordações e isso é maravilhoso”.

Projeto VidAtiva – O projeto VidAtiva leva atividades físicas, lúdicas e o acompanhamento de profissionais da área da saúde para pessoas acima dos 45 anos. Cada núcleo conta com uma equipe multidisciplinar, sendo composta por Fisioterapeutas, Assistente Sociais, Nutricionistas, Psicólogos e Profissionais de Educação Física.

Pelo programa, os idosos são divididos em 41 grupos, sendo que seis são do interior do Estado (Novo Airão, Manacapuru, Parintins, Cacau Pirera, Iranduba e Rio Preto da Eva) e o restante por zonas da Cidade (Norte, Sul, Leste, Oeste e Centro-Sul), somando cinco mil participantes.

As atividades do projeto acontecem todos os dias, sendo três aulas por semana para cada núcleo. Essas atividades contemplam ginástica, alongamento, atividades de entretenimento em grupo, dinâmicas. Há também aulas de zumba, dominó, tênis de mesa e palestras de orientação.

faça um comentários
Carregar mais artigos relacionados
Carregar mais em Jornal de Humaitá

Leia mais

Saiba o que muda com o desligamento do sinal analógico de TV

Sinal será desligado na região de Manaus em 30/5, mas o sinal digital já está disponível e…