Com a temática “Estratégias de Educação Alimentar e Nutricional”, deve reunir professores, merendeiros e supervisores dos merendeiros do Ensino Fundamental 1, nesta sexta-feira (19) e será voltado para os profissionais das escolas estaduais de tempo integral (EETIs). O evento acontece a partir das 8h, no auditório da EETI Gilberto Mestrinho, no bairro Educandos, zona Sul de Manaus e termina às 17h.

O objetivo do encontro é capacitar os professores das séries iniciais sobre a importância de estimular uma boa alimentação, além de proporcionar aos docentes uma visão das múltiplas dimensões e desenvolver a habilidade crítica relacionada a má alimentação.  O evento é uma ação do Governo Estado do Amazonas, por meio da Secretaria de Estado de Educação e Qualidade do Ensino (Seduc), via Centro de Formação Padre José de Anchieta (Cepan) e conta com a parceria do Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa). A palestra será ministrada pela doutora e nutricionista Dionísia Nagahana.

O primeiro momento do evento será voltado para as merendeiras e suas supervisoras. No momento seguinte será a vez dos professores (231) de 14 escolas estaduais de tempo integral, entre capital e interior. Após o encontro, os professores estarão capacitados a incentivar seus alunos (equivalente a 8.081 alunos) a ter uma alimentação adequada. Ao término do minicurso os professores recebem o certificado com a carga horária de 8h.

Farão parte desse encontro escolas de cinco coordenadorias e seus respectivos coordenadores: Maria do Perpétuo Socorro Moura Maquiné (CDE 1); Mario Jorge da Cruz Lima (CDE 2);  Raimundo Cleoci Roberto de Castro (CDE 3); Raimundo Correa de Oliveira (CDE 5) e  Daniela Lima (CDE 7) . Relação de Escolas de Tempo Integral das coordenadorias são:

1ETI Helena AraújoCDE 01
2ETI Hermenegildo de CamposCDE 01
3ETI Roxana Pereira BonessiCDE 02
4ETI Machado de AssisCDE 02
5ETI José Carlos MestrinhoCDE 02
6ETI Madre Tereza de ClcutáCDE 02
7ETI Almirante BarrosoCDE 03
8ETI Santa TerezinhaCDE 03
9ETI Gonçalves DiasCDE 03
10ETI Nossa Senhora das GraçasCDE 03
11CETI Professora Cínthya Régia Gomes do LivramentoCDE 05
12ETI Rafael Henrique Pinheiro dos SantosCDE 07
13CETI Professor Garcitylzo do Lago e SilvaCDE 07
14CETI Drª Zilda Arns NeumannCDE 07

Pontos principais da palestra

  • Importância da alimentação infantil
  • Alimentação escolar
  • Noções básicas de nutrição: Nutrientes, Funções, Fontes, Grupos Alimentares.
  • Alimentação saudável, segundo o guia alimentar para a população brasileira.
  • A importância do professor na formação de hábitos alimentares saldáveis.

Objetivos: Avaliar e capacitar professores sobre nutrição para promover e estimular a aprendizagem sobre a alimentação saudável com os alunos.

Conteúdo programático

As capacitações dos professores serão divididas em etapas:

 Etapa Diagnostico sobre o nível de conhecimento inicial sobre noções básicas de nutrição e alimentação saudável que será aplicado em dois momentos distintos: antes (avaliação diagnóstica) e depois (avaliação final).

  • Será utilizado um questionário desenvolvido pelos envolvidos no projeto, contendo questões objetivas. Nas quais algumas questões em relação a características socioeconômica e cultural.

2° Etapa Capacitação dos professores ocorrerá de acordo com os temas propostos, durante as capacitações serão desenvolvidas dinâmicas em grupos.

Aplicação do teste final:

Ao final das capacitações será replicado o questionário, a fim de comparar o resultado inicial com o final após a inserção de novos conhecimentos.

faça um comentários
Carregar mais artigos relacionados
Carregar mais em Destaque

Deixe uma resposta

Check Also

Vulgo ‘Dois Reais’ é preso com munição cal.40 em Humaitá

Força Tática do 4°BPM (Humaitá) efetuou a prisão de Jhon Vagner Souza da Silva, 26 anos, m…