A Secretaria de Estado do Meio Ambiente (Sema) recebeu na tarde desta quinta-feira, 18, acadêmicos dos cursos de Engenharia Ambiental e Civil que integram o CreaJr-AM, Grupo Voluntário de Estudantes de Engenharia vinculado ao Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Amazonas (CREA-AM). O objetivo, segundo os coordenadores do grupo, foi apresentar aos universitários a Sala de Situação da Sema associando o conhecimento teórico da academia ao trabalho realizado no local.

Eles foram recebidos pelo supervisor da Sala de Situação, Cristiano Moraes, e pelo assessor de Recursos Hídricos, Maycon Douglas Theobald. Ambos destacaram que a Sala de Situação funciona como um centro de gestão de situações críticas e subsidia a tomada de decisões. “Nela são coletados dados que possibilitam o acompanhamento das condições hidrológicas dos principais sistemas hídricos do País, além das condições meteorológicas e pontos de focos de calor em todo o Amazonas, por meio de satélites e informações disponibilizadas pelo Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), a fim de antecipar medidas mitigadoras”, destacou Cristiano.

De acordo com o coordenador do CreaJr-AM, Daniel Cid, 28, há uma carência nas universidades de atividades extracurriculares nas quais os acadêmicos possam ver na prática o que aprendem nas salas de aula. “Infelizmente as atividades externas são muito raras nas universidades. Os alunos precisam ter acesso a ambientes práticos fora da faculdade do que estão estudando para melhor compressão dos temas e melhor formação. No CreaJr organizamos visitas a locais estratégicos como a Sema para suprir essa necessidade e ajudar na formação daqueles que são futuros profissionais”, disse.

Gabriel Monte, 23, é estudante de Engenharia Elétrica e destaca que a procura por vagas no grupo de visitas é grande e chega a ter lista de espera. “Temos um grupo bem organizado com estudantes de todas as unidades que têm curso de Engenharia em Manaus e sempre que agendados uma visita o número de participantes é rapidamente preenchido e fica uma lista de espera. Só temos a agradecer a quem abre as portas para estudantes como Sema e dedica atenção a compartilhar conhecimento”, ressaltou.

faça um comentários
Carregar mais artigos relacionados
Carregar mais em Educação

Leia mais

Escolas do Amazonas são destaques com bons resultados na aprendizagem

Através do mapeamento de escolas com bons resultados, realizado pela Fundação Lemann, a re…