O fotógrafo Janssem Cardoso expõe seu processo criativo e apresenta sua experimentação desnuda de roupas e medos, preconceitos e armaduras

O projeto Other Colours trata-se de registros sobre pessoas e seu espectro interno, um projeto para revelar uma visão sutil sobre o eu interior. A roda de conversa acontecerá quarta-feira (14/6) das 19h às 21h30 no Museu da Amazônia – Musa, localizado no Largo de São Sebastião em Manaus. A atividade é uma troca de conhecimento a partir das vivências do fotográfo Janssem Cardoso que irá abordar aspectos relacionados à técnica, produção, pesquisa, experimentação e processo criativo. O produtor cultural e artista visual Paulo Trindade fará a mediação com o público.

A iniciativa partiu do Coletivo Difusão e do Centro Popular do Audiovisual que buscam estimular o desenvolvimento do setor cultural em diversos níveis. Para Paulo Trindade, um dos coordenadores, a roda de conversa visa ampliar repertório dos agentes culturais e artistas em seus processos de criação. “A parceria com o Janssem é de longa data. Sua dedicação no campo da fotografia serve de estímulo para muitos. Esta oportunidade de conversar com ele após uma circulação em outros países certamente incentivará os interessados em narrar a nossa história visual”.

Janssem nasceu em Benjamin Constant (AM), cidade na fronteira com o Peru, morou em Manaus e ao longo dos últimos anos vem se dedicando em explorar outras fronteiras. Ao ser questionado sobre o que o projeto representa, o artista afirma “Other Colours é sobre pessoas e suas cores internas, um projeto que revela um olhar sensível sobre quem você é de verdade”. Na oportunidade de sua passagem pelo Amazonas, o fotógrafo realizará um ensaio a ser incluído ao projeto.

Sem Fronteiras

Formado em Design gráfico pela Faculdade Martha Falcão, Janssem trabalhou por dois anos como pintor digital no Estúdio Ink Animações. Participou de produções de animação como: Sauim de Manaus, Nas asas do condor, dirigiu o curta O Conto da Rosa (projeto final da faculdade) e participou da produção do game 2d, Antibioses, parceria da Ink com a ONG CERTI. Depois trabalhou por um ano com publicidade em agências em Manaus. Paralelamente desenvolveu projetos de vídeos institucionais e uma série de vídeos chamada Parte de mim.

Em São Paulo participou da turnê da banda Alegórica como fotógrafo, que passou por Alemanha, Finlândia e Rússia. Trabalhou como Assistente de arte na agência de publicidade DM9 DDB São Paulo, desenvolvendo campanhas de Internet para o portal Terra de 2011 a 2013. No final de 2013 mudou-se para Londres para desenvolver um trabalho de voluntariado na Turn Trust, onde atuaria como designer gráfico, fotógrafo e videomaker. Paralelamente teve oportunidades de fazer videos para outras instituições e freelance como fotógrafo. Desenvolveu durante os 2 anos e meio em Londres também um canal no youtube produzindo vídeos sobre a cidade, uma série de vídeos chamada “My London”. Atualmente trabalha como freelancer em São Paulo.

faça um comentários
Carregar mais artigos relacionados
Carregar mais em Jornal de Humaitá

Leia mais

Brasil conquista pela primeira vez prêmio no Forbes Travel Guide

Belmond Hotel das Cataratas, localizado Parque Nacional do Iguaçu é o primeiro da América …