Em menos de 15 dias já foram identificados mais de 113 casos de conjuntivite em Humaitá-AM.

Em Humaitá, no sul do Amazonas, a  Secretaria de Saúde do município registrou em menos de 18 dias, 113 surtos de conjuntivite, no período de 18 a 31 de maio. A doença provoca inflamação da conjuntiva, membrana transparente e fina que reveste a parte da frente do globo ocular. Geralmente ela dura de 7 a 15 dias e pode se manifestar de forma aguda ou crônica.

De acordo com a Secretaria de Saúde do município, a conjuntivite causa sensação de areia nos olhos, secreção, vermelhidão e coceira. Mas com alguns cuidados simples de higiene é possível controlar o contágio e a evolução da doença.

O recomendado por especialistas é lavar os olhos e fazer compressas com água gelada, que deve ser filtrada e fervida, ou com soro fisiológico comprado em farmácias ou distribuído nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) do SUS. Além disso, deve-se evitar locais fechados, aglomerações e lavar com frequência o rosto e as mãos, principais condutores para transmissão de microrganismos.

Conjuntivite
Tempo seco pode trazer graves incômodos a quem tem problemas de visão.

Para quem está com a doença, o SUS oferece tratamento gratuito. “Para a conjuntivite viral não existem medicamentos específicos. Já o tratamento da conjuntivite bacteriana inclui a indicação de colírios antibióticos que devem ser prescritos por um médico”, explicou o secretário.

Em nota a Secretária de Saúde do Município informou que “No Hospital Dra Luiza da Conceição Fernandes, no período de 18 a 31 de maio, já foram identificados 113 casos, fora os casos que não procuraram assistência médica, pode-se ter um aumento da disseminação desta infecção nos próximos dias. Portanto, a colaboração de todos compreendendo o que é a doença e o que deve ser feito é fundamental para que consigamos controlá-la em nosso município. “


*Jornal de Humaitá – Com informações da assessoria.

faça um comentários
Carregar mais artigos relacionados
Carregar mais em Cidades

Leia mais

Técnicos da Susam percorrem municípios, implementando as ações do plano de reconstrução da rede de saúde no interior

Os técnicos da Secretaria de Estado de Saúde (Susam) já completaram este mês 18 municípios…