A Comissão de Educação da Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam) realizou, na manhã desta quinta-feira (13), no miniplenário Cônego Azevedo, Audiência Pública para discutir a convocação dos aprovados no concurso público do Centro de Educação Tecnológica do Amazonas (Cetam).

Durante os debates, o diretor de Relações Empresariais e Institucionais do Cetam, Leonardo Monteiro, informou que, atualmente, a convocação dos candidatos esbarra no limite prudencial do Estado para gastos com pessoal, estabelecido pela Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF). “A perspectiva é de que, melhorando em 2018, a gente consiga chamar todos os concursados”, disse Leonardo. O concurso foi prorrogado em novembro do ano passado e está em vigência até novembro de 2018.

O certame para o preenchimento de 125 vagas em cargos de Analista Técnico Educacional e Assistente Técnico Educacional foi homologado em novembro de 2014. Segundo o membro da comissão dos aprovados, Ygor Angelin do Carmo, dos 125 aprovados, até o momento, apenas 23 foram nomeados, dos quais somente 14 assumiram as vagas. “Queremos maior celeridade nas convocações, essa é nossa maior reivindicação”, ressaltou Ygor.

O analista de Controle Externo do Tribunal de Contas do Estado (TCE), Breno Vieira, informou que o Ministério Público de Contas (MPC) recomendou que a direção do Cetam entrasse em contato com o Governo do Estado para saber se existe alguma projeção de redução de gastos com pessoal, viabilizando a nomeação dos concursados. Segundo ele, em caso de inexistência da projeção de redução dos gastos do Executivo, a recomendação é de que o Cetam substitua os servidores comissionados pelos concursados.

O presidente da Comissão de Educação da Aleam, deputado estadual Sidney Leite (PROS), salientou que continuará insistindo, para que efetivamente o Estado resolva, de forma definitiva, a situação dos concursados do Cetam. Na avaliação de Leite, o Estado não tem compromisso efetivo com a educação. “Poderia buscar viabilizar isso, tratando o Cetam como prioridade”, criticou parlamentar.

faça um comentários
Carregar mais artigos relacionados
Carregar mais em Educação

Leia mais

Escolas do Amazonas são destaques com bons resultados na aprendizagem

Através do mapeamento de escolas com bons resultados, realizado pela Fundação Lemann, a re…