O evento acontece na próxima segunda-feira (31 de julho), na sede da Prefeitura do município. A palestra é inteiramente gratuita.

No próximo dia 31 de julho (segunda-feira), o Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Amazonas (Crea-AM), por meio da Assessoria das Inspetorias, realiza palestra “O Cadastro Ambiental Rural (CAR)”. Voltado a profissionais do sistema Confea/Crea e Mútua, o evento é gratuito e acontecerá no auditório da Prefeitura do município (rua Treze de Maio, n◦ 177, Centro).

A palestra será ministrada pela servidora da Secretaria de Estado da Produção Rural (Sepror), Sergimara Martins. Criado pela Lei n◦ 12.61/2012, o Cadastro é um registro público eletrônico, obrigatório para todos os imóveis rurais, constituindo o primeiro passo para obtenção da regularidade.

Por meio do CAR, é possível obter credito agrícola em todas as modalidades, com taxas de juros menores, bem como limites de prazos maiores que os praticados no mercado; seguro agrícola em melhores condições; linhas de financiamento para atender iniciativas de preservação voluntária de vegetação nativa; isenção de impostos para insumos e equipamentos; autorização para exploração econômica da Reserva Legal mediante manejo sustentável, entre outros benefícios.

Além de esclarecimentos sobre o cadastro, durante a palestra, será apresentado o Sistema Nacional de Cadastro Ambiental Rural (Sicar), criado por meio do Decreto n◦7.830/2012, sendo destinado à integração e ao gerenciamento de informações ambientais dos imóveis rurais de todo o País. Dados contidos no Sistema, destinam-se a subsidiar políticas, programas, projetos e atividades de controle, monitoramento, planejamento ambiental e econômico, assim como o combate ao desmatamento ilegal.

O Sistema de Cadastro Ambiental Rural é formado por módulos e sub-módulos interligados, que inclui Cadastro, Receptor, Relatórios, Central do Proprietário/ Possuidor e o de Análise. A inscrição no CAR deve ser realizada junto aos órgãos ambientais estaduais. Estados que não possuem o sistema próprio de CAR podem utilizar o módulo de Cadastro disponível no Sicar.

Lisângela Costa
Assessoria de Comunicação
comunicacao

faça um comentários
Carregar mais artigos relacionados
Carregar mais em Jornal de Humaitá

Leia mais

Saiba como prevenir seus eletroeletrônicos dos danos causados pelas fortes chuvas

São Paulo, novembro de 2017 – Basta o Verão se aproximar para voltar a preocupação c…