A decisão de realizar nova palestra se deu devido à grande procura após a realização da primeira.

O Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Amazonas (Crea-AM), por meio da Assessoria das Inspetorias, realizará nova palestra sobre “O Cadastro Ambiental Rural (CAR)”. Voltado a profissionais do sistema Confea/Crea e Mútua em Humaitá, o evento é gratuito e acontecerá nesta quarta-feira (02 de agosto), no auditório do Instituto de Educação, Agricultura e Ambiente, da Universidade Federal do Amazonas – Ufam (rua 29 de Agosto, 786, Centro), às 15h.

A decisão de se realizar uma nova palestra se deu após a grande procura de pessoas que não puderam estar presentes na primeira, que ocorreu nesta segunda-feira (31 de julho). A palestra será ministrada pela servidora da Secretaria de Estado da Produção Rural (Sepror), Sergimara Martins. Criado pela Lei n◦ 12.61/2012, o Cadastro é um registro público eletrônico, obrigatório para todos os imóveis rurais, constituindo o primeiro passo para obtenção da regularidade.

Por meio do CAR, é possível obter credito agrícola em todas as modalidades, com taxas de juros menores, bem como limites de prazos maiores que os praticados no mercado; seguro agrícola em melhores condições; linhas de financiamento para atender iniciativas de preservação voluntária de vegetação nativa; isenção de impostos para insumos e equipamentos; autorização para exploração econômica da Reserva Legal mediante manejo sustentável, entre outros benefícios.

De acordo com o conselheiro do Crea-AM, engenheiro civil Alisson Leão, que está no município divulgando a ação, é importante que todos os profissionais do Sistema Confea/Crea e Mútua, os quais possam estar envolvidos de alguma maneira na questão do cadastro, participem da palestra para ampliar conhecimentos, esclarecer dúvidas e assim, ter condições de atender melhor agricultores da região.

Sobre o Sicar

Além de esclarecimentos sobre o cadastro, durante a palestra, será apresentado o Sistema Nacional de Cadastro Ambiental Rural (Sicar), criado por meio do Decreto n◦7.830/2012, sendo destinado à integração e ao gerenciamento de informações ambientais dos imóveis rurais de todo o País. Dados contidos no Sistema, destinam-se a subsidiar políticas, programas, projetos e atividades de controle, monitoramento, planejamento ambiental e econômico, assim como o combate ao desmatamento ilegal.

O Sistema de Cadastro Ambiental Rural é formado por módulos e sub-módulos interligados, que inclui Cadastro, Receptor, Relatórios, Central do Proprietário/ Possuidor e o de Análise. A inscrição no CAR deve ser realizada junto aos órgãos ambientais estaduais. Estados que não possuem o sistema próprio de CAR podem utilizar o módulo de Cadastro disponível no Sicar.


Assessoria de Comunicação e Projetos Especiais
Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Amazonas – CREA/AM

faça um comentários
Carregar mais artigos relacionados
Carregar mais em Jornal de Humaitá

Leia mais

Técnicos da Susam percorrem municípios, implementando as ações do plano de reconstrução da rede de saúde no interior

Os técnicos da Secretaria de Estado de Saúde (Susam) já completaram este mês 18 municípios…