Jornal de Humaitá

Especialista aponta o que gestores de pequenas e médias empresas devem fazer para lucrar ainda mais com a retom ada da economia

Especialista aponta o que gestores de pequenas e médias empresas devem fazer para lucrar ainda mais com a retom ada da economia
De acordo com os últimos dados da Pesquisa Mensal do Comércio (PMC), divulgadas pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), as vendas do comércio ampliado, que envolve os setores de materiais de construção civil, veículos e peças, foi a maior desde 2015. Entre os destaques estão os ramos de móveis e eletrodomésticos (13,8%), materiais de construção (9,3%), equipamentos de informática e comunicação (8,8%) e vestuário e calçados (5%).

O segmento têxtil também teve uma melhora. A aposta é que o setor registre faturamento de R$ 135 bilhões, um aumento de 4,6% em relação ao ano passado, conforme a Associação Brasileira da Indústria Têxtil e de Confecção (Abit).

Alexandre Slivnik, especialista em gestão de pessoas e em excelência e atendimento pela universidade de Harvard e diretor da Associação Brasileira de Treinamento e Desenvolvimento ABTD, aponta que o cenário inspira otimismo para as empresas que buscam retomar o fôlego financeiro nos próximos meses. "Quem se preparou, não deixou de treinar a sua equipe, principalmente o time que atua diretamente com o público, vai conseguir multiplicar os ganhos", destaca.

Uma empresa de cultura forte se preocupa em fazer com que seus valores sejam praticados em todos os momentos, principalmente em tempos de crise, apontando que existe uma coerência dos processos. Tudo deve falar a mesma língua e funcionar de maneira única: a contratação, o treinamento, a seleção, a relação com os colaboradores, só assim a entrega para os clientes terá subsídios para superar expectativas e os transformará em fãs.

É primordial enaltecer o trabalho que cada um faz para o alcance das metas do grupo. A empresa é apenas uma empresa se levarmos em conta a sua estrutura física, porém, torna-se organização quando existem pessoas que trabalham de modo fluido. " Manter e trabalhar com os melhores só fará a organização se desatracar ainda mais no mercado. A retenção de talentos é um alicerce fundamental de todos os negócios, e os gestores devem atuar ajudando-os a desenvolver seus pontos fortes, ajudando a organização a formar pilares fortes e sólidos", aconselha Slivnik

Mas se o gestor teve que demitir funcionários em plena crise e agora acredita que o momento é de contratação, Slivnik recomenda repensar esse passo. "Basta analisar os gastos que isto representa. Contratar demanda tempo. A saída é investir em treinamento para refinar os talentos. Mas se a saída for contratação, mantenha-se atento para escolher aqueles que gostam de apresentar resultados imediatos, gerando um ambiente competitivamente saudável e injetando uma alta dose de energia em todos", finaliza Alexandre.

O especialista separou algumas dicas para que os gestores possam aplicar no dia a dia de suas equipes:

Prepare a equipe
Alinhar os colaboradores com a missão e propósito levará a sua empresa para uma posição de destaque.

Engaje pessoas na missão da empresa
Durante a contratação, é preciso encontrar quem se enquadra na missão da empresa assim, o engajamento e a motivação surgem com muito mais naturalidade.

Mantenha pessoas bem treinadas e estimuladas em cargos de liderança
Profissionais felizes e realizados querem deixar uma marca pessoal que, no futuro, deixe-os orgulhosos de sua obra.

Comunicação transparente
Mudanças, imprevistos ou até mesmo cortes em alguns investimentos ou setores. É preciso comunicar o quanto antes para não causar futuros problemas, por isso, converse abertamente com os seus colaboradores. Pode ser uma ótima opção para encontrarem, juntos, a alternativas frente a desafios.

Alexandre Slivnik é autor de diversos livros, entre eles do best-seller O Poder da Atitude. É reconhecido oficialmente pelo governo norte americano como um profissional com habilidades extraordinárias. É sócio-diretor do IBEX – Institute for Business Excellence, instituição sediada em Orlando / FL (EUA), sócio-diretor do Instituto de Desenvolvimento Profissional (IDEPRO), diretor-executivo da Associação Brasileira de Treinamento e Desenvolvimento (ABTD) e diretor geral do Congresso Brasileiro de Treinamento e Desenvolvimento (CBTD). Palestrante e profissional com 17 anos de experiência na área de RH e treinamento. É atualmente um dos maiores especialistas em excelência em serviços no Brasil. Leva periodicamente vários grupos de executivos brasileiros para treinamentos in loco em Orlando, nos Estados Unidos, para estudar e ensinar como as empresas podem incorporar a excelência e felicidade no trabalho, o que é também tema de suas palestras, cursos, treinamentos e seminários. Atualmente, faz especialização em experiência de clientes por HARVARD. Contatos com o autor: http://www.slivnik.com.br ou [email protected] ou 11 4191-2286.

Comentários

Comentários

Click to add a comment

Você precisa estar logado para postar um comentário Login

Leave a Reply

Jornal de Humaitá

More in Jornal de Humaitá

Alunos estaduais participam de mostra de alimentação saudável

Jornal de Humaitá24 24America/Manaus novembro 24America/Manaus 2017
black fridey botão

Como transformar clientes da Black Friday em defensores de sua marca?

Jornal de Humaitá24 24America/Manaus novembro 24America/Manaus 2017

Indústria automotiva precisa questionar qual será o seu papel no futuro

Jornal de Humaitá23 23America/Manaus novembro 23America/Manaus 2017

Veja: Ainda dá tempo de ter o próprio negócio em 2017

Jornal de Humaitá23 23America/Manaus novembro 23America/Manaus 2017

Urgente! Adolescente é apreendido suspeito de homicídio em Manicoré-AM

Jornal de Humaitá23 23America/Manaus novembro 23America/Manaus 2017

José Ricardo volta a cobrar instalação da CPI da Saúde

Jornal de Humaitá23 23America/Manaus novembro 23America/Manaus 2017

Safra do guaraná em Maués (AM) já rendeu 200 toneladas

Jornal de Humaitá23 23America/Manaus novembro 23America/Manaus 2017

Em Manicoré, menor de 15 anos é apreendido pelo crime de posse ilegal de arma de fogo e ameaça

Jornal de Humaitá23 23America/Manaus novembro 23America/Manaus 2017

Polícia Militar prende homem suspeito de trocar tiros com facção rival em tapauá

Jornal de Humaitá23 23America/Manaus novembro 23America/Manaus 2017
Seja bem vindo.

Categorias

Arquivos

Copyright © 2017 Jornal de Humaitá