O deputado estadual Luiz Castro (Rede) cobrou hoje (17) do secretário de Estado da Saúde (Susam), Vander Alves, os contrato de serviços médicos para a realização de 780 cirurgias no Hospital Delphina Aziz. Segundo a mídia local, há informações de valores diferenciados no processo administrativo, o que caracterizaria superfaturamento.

Da tribuna da Assembleia Legislativa (Aleam), o parlamentar assinalou a necessidade de analisar o contrato com profundidade. “É fácil endossar denúncias sem analisar provas. Não faço isso. Prefiro conferir o teor e me pronunciar com isenção”, ressaltou.

Luiz Castro falou sobre a denúncia de que o irmão do governador interino David Almeida teria ameaçado a presidente do Instituto Gente Amazônica (Igam). Identificada como Maria, a gestora teria dito que a Susam pagará mais de R$ 10 mil por cada procedimento cirúrgico, quando a média, conforme o levantamento feito pelo (Igam), é de R$ 1,6 mil por cada uma, o que caracteriza o sobrepreço e risco ao erário.

“Daniel Almeida foi de uma estupidez impressionante, machista, equivocada, deselegante. Não se trata uma mulher daquela forma e praticamente incriminou o governo do irmão. A impressão que passou foi a pior possível, mas também recebi informações negativas à respeito do Instituto”, afirmou o parlamentar.

Luiz Castro solicitou cópias dos contratos e demais procedimentos adotados para a realização emergencial das cirurgias. Para ele, já está claro que o valor médio dos procedimentos não é tão alto quanto na denúncia.

“Precisamos verificar todos os detalhes dessa contratação, fiscalizar com rigor. Ver contrato, o que prevê, se há superfaturamento. Somos favoráveis ao Hospital Delphina ser bem utilizado, mas precisamos entender a lógica”, finalizou o parlamentar.

Por: Juçara Meneses

faça um comentários
Carregar mais artigos relacionados
Carregar mais em Jornal de Humaitá

Leia mais

Brasil conquista pela primeira vez prêmio no Forbes Travel Guide

Belmond Hotel das Cataratas, localizado Parque Nacional do Iguaçu é o primeiro da América …