O Dia “S” do Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb) acontece nesta quarta-feira, 16, com uma ação da Secretária de Estado de Educação e Qualidade do Ensino (SEDUC), por meio do Departamento de Políticas e Programas Educacionais (Deppe) deve mobilizar toda a comunidade da rede estadual de ensino para interagir e divulgar a importância da participação dos alunos na Avaliação Externa do Saeb 2017. As atividades vão acontecer em todas as 590 escolas da rede estadual do Amazonas, nos três turnos, com presença de alunos, professores, gestores e a participação de pais e responsáveis.

Será um momento para estar junto à comunidade escolar (gestor-família -alunos) e discutir sobre o sistema de avaliação. As escolas deverão realizar uma programação voltada para o sistema e importância da conscientização para a realização da prova por parte do aluno, nas escolas haverão momento cultural, palestras e slides com informações do Saeb.

O Saeb avalia a qualidade da Educação Básica, oferecendo subsídios para a formulação, reformulação e monitoramento das políticas educacionais. Além disso, procura também disponibilizar dados indicadores que possibilitem maior compreensão dos fatores que influenciem o desempenho dos alunos nas áreas e anos avaliados. O Saeb está com a perspectiva de atingir cerca de 7,5 milhões de alunos, mais 260 turmas e 115 mil escolas públicas e privadas, localizadas em zonas urbanas e rurais em todo o País.

Na edição deste ano, as avaliações acontecem no período de 23 de outubro a 3 de novembro, com teste de língua portuguesa e matemática, com questionários para os estudantes, professores, gestores e escolas. A exigência para participação das escolas públicas é obrigatória.

Neste ano, a novidade é na avaliação para alunos do Ensino Médio. O Saeb ampliou seu público-alvo, com o advento de avaliação censitária para as escolas públicas do Ensino Médio Regular, com a possibilidade de adesão das escolas privadas que ofereçam estas etapas.

AVALIAÇÕES

Na avaliação de Língua Portuguesa, são avaliadas habilidades e competências definidas em unidades chamadas descritores, agrupadas em tópicos que compõem a Matriz de Referência dessa disciplina Procedimentos de Leitura; Implicações do Suporte, do Gênero e/ou do Enunciador na Compreensão do Texto; Relação entre Textos;Coerência e Coesão no Processamento do Texto; Relações entre Recursos Expressivos e Efeitos de Sentido; Variação Linguística.

O teste de Matemática do Saeb está estruturado na proposta de Resolução de Problemas. As Matrizes envolvem habilidades relacionadas a conhecimentos e a procedimentos que podem ser objetivamente verificados: Espaço e Forma;Grandezas e Medidas;Números e Operações/Álgebra e Funções; Tratamento da Informação.

faça um comentários
Carregar mais artigos relacionados
Carregar mais em Jornal de Humaitá

Leia mais

Saiba como prevenir seus eletroeletrônicos dos danos causados pelas fortes chuvas

São Paulo, novembro de 2017 – Basta o Verão se aproximar para voltar a preocupação c…