O curso de formação para professores que trabalham como apoio pedagógicos e pedagogos, com o tema: “Ressignificação da prática pedagógica na escola”, inicia nesta quarta-feira, com duração de cinco meses e será oferecido pelo Centro Profissional Padre José Anchieta (Cepan), da Secretaria de Estado de Educação e Qualidade do Ensino (SEDUC).

O curso será realizado na modalidade de Ensino à Distância (EAD), por meio da plataforma e-Proinfo, com cinco módulos, sendo a primeira aula de cada módulo presencial. A aula inicial será esta quarta, a partir das 14h e são esperados 250 professores e pedagogos, e outros 250 via de videoconferência, com transmissão ao em tempo real por meio do Centro de Educação de Mídias do Amazonas (Cemeam).

O objetivo do curso é oferecer a formação continuada para a atualização das habilidades e competências básicas para que os profissionais atuem com proficiência na organização de diferentes ações e processos pedagógicos nas unidades de ensino em escolas da rede estadual da capital e do interior.

Os professores inscritos podem ter acesso pelo site: e-proinfo.mec.gov.br. A aula presencial do primeiro módulo será ministrado pela professora doutora Fabiane Garcia (Ufam), com o tema: “Ressignificação da prática pedagógica na escola”.

Os cursistas da capital e do interior irão receber certificação com a carga horária de 134h, o que equivale a pelo menos uma hora de aula por dia de formação. Foram registradas 1.100 inscrições, serão atendidos nessa primeira edição do curso 500 profissionais que totalizam 17 turmas, com 28 professores do apoio pedagógico e pedagogos cada.

Segundo a gerente da Gerência de Formação (Gefor) do Cepan, Adriana Passos, o curso foi completamente desenvolvido por técnicos da secretaria pedagógica da SEDUC, o que traz um conhecimento todo padronizado para esses profissionais, “Esse é o peso e a importância do curso porque eles irão acabar falando a mesma linguagem, trabalhando em regiões diferentes claro, mas com orientações padronizadas para a rede, o que traz uma identidade para a rede”, acredita Adriana.

O curso é uma organização da Secretaria de Estado de Educação e Qualidade do Ensino (SEDUC) atuando inteiramente por meios dos departamentos: Cepan, Cemeam, Departamento de Gestão Escolar (Degesc) e Departamento de Políticas e Programas Educacionais (Deppe).

faça um comentários
Carregar mais artigos relacionados
Carregar mais em Jornal de Humaitá

Deixe uma resposta

Check Also

O Natal, crise de ansiedade e depressão

Você sabia que aumenta a incidência de casos de crise de ansiedade ou mesmo de depressão c…