Agosto é um mês de readaptação. Sair do ritmo de férias e recomeçar a rotina de estudos pode ser mais difícil do que parece, especialmente quando se trata do processo de aquisição de uma segunda língua. A volta às aulas exige uma dose maior de concentração dos pequenos e, para motivá-los, o segredo é se divertir e aproveitar os momentos de lazer das crianças para consolidar o aprendizado bilíngue. Quer saber como? As especialistas educacionais e diretoras do Systemic Bilingual, Vanessa e Fátima Tenório, listaram dicas muito úteis para engajar a garotada e impulsionar o aprendizado do inglês.

Crie uma playlist com suas músicas favoritas em inglês

Quem não gosta de uma boa música? Motivar seu filho a ouvir canções em inglês faz com que ele habitue-se cada vez mais à língua, melhorando sua compreensão das palavras. Tudo isso de maneira divertida e dinâmica. Serviços de streaming como Spotfy e Deezer são ótimas opções para encontrar os hits favoritos do seu filho.

Assista em família a um filme em inglês, sem legenda (ou com a legenda em inglês)

Além de estimular o convívio familiar, toda criança adora um desafio. Após assistir um lançamento ou um clássico de interesse de seu filho – em inglês e sem legenda ou com a legenda em inglês –, será muito divertido fazer um “resumo” do conteúdo, onde cada membro da família pode revelar uma percepção diferente. Filmes em inglês são excelentes aliados para melhorar o listening e aumentar o vocabulário dos pequenos, que aprendem e identificam pronúncias de palavras e familiarizam-se com frases e expressões.

Estimule seu filho a assistir tutoriais no Youtube

O Youtube é o queridinho da nova geração. São milhões de usuários buscando novidades em canais de jogos de vídeo game, futebol, culinária, moda, entre outros. Que tal encontrar um youtuber que faça tutoriais em inglês? Por tratar-se de um assunto de interesse e domínio de seu filho, elevam-se as taxas de atenção e compreensão do conteúdo divulgado.

Apresente a versão original do desenho animado preferido

Os desenhos animados são unanimidade entre a criançada e, a maioria deles, são versões adaptadas para o português. Mostre a versão original, em inglês, da animação favorita de seu filho. Além de adorar conhecer a novidade, essa é uma atividade altamente recomendável que contribui no processo de aquisição da língua de maneira leve e divertida.

Navegue em sites e aplicativos em inglês

Os aplicativos vieram para ficar. Considerando que, quanto maior a exposição à língua inglesa, melhor será seu aprendizado, o mercado já dispõe de uma grande variedade de sites e apps que utilizam o inglês de maneira natural e original, como por exemplo, Park Math, Alphabet Zoo, Farm 123, Busuu Kids, Lunch Box, Action Words, One More Story a Awesome Eats. Encontre o aplicativo de sua preferência na Apple Store ou no Google Play e incentive seu filho a aprimorar suas habilidades por meio dele.

Sobre o Systemic

Primeiro programa de educação bilíngue do Brasil, o Systemic Bilingual foi criado em 2002 por duas acadêmicas brasileiras em educação. Amplamente testado e com resultados demonstrados, o Systemic integra o conteúdo das matérias escolares à língua inglesa, permitindo que o aluno alcance naturalmente a fluência no idioma por meio de um sistema de ensino bem estruturado e acompanhado de uma metodologia comprovadamente eficaz. O Grupo Systemic, que também inclui as escolas de idiomas System, tem sede em Maceió (AL) e filial em São Paulo (SP) e conta com mais de 100 colaboradores. Atualmente, o Systemic está presente em 60 escolas em 18 estados brasileiros, levando educação bilíngue a mais de 12 mil alunos. www.systemic.com.br

faça um comentários
Carregar mais artigos relacionados
Carregar mais em Jornal de Humaitá

Leia mais

‘DÃO’ é preso novamente por Tráfico de Drogas

Força Tática do 4ºBPM efetuou a detenção de PEDRO BRAGA RAMOS vulgo ‘DÃO’, …