A Secretaria de Estado de Educação e Qualidade do Ensino (SEDUC) divulga o resultado final da I Olimpíada de Língua Portuguesa do Amazonas (OLPAM 2017). A OLPAM teve como tema “Registrando discursos midiáticos e narrativas do cotidiano amazonense”, e participaram alunos da rede estadual de ensino da capital e do interior.


O concurso contou com cinco gêneros: Desenho, Poema, Conto, Crônica e Documentário. O diferencial foi acrescentar os gêneros desenho, além de crônica e documentário que foram apresentados como produto audiovisual, incentivando a utilização das mídias e o desenho valorizando as artes plásticas. Os alunos vencedores serão convidados em data ainda a ser definida, para comparecerem à sede da SEDUC e receberem as devidas premiações.


A OLPAM 2017 é um programa da Secretaria de Estado de Educação e Qualidade de Ensino (SEDUC) sendo coordenado pelo Departamento de Políticas e Programas Educacionais (Deppe) e com o objetivo de melhorar a leitura, oralidade e escrita nas escolas da rede, além despertar nos estudantes a valorização da cultura por meio de registros locais, por meio de discursos midiáticos e narrativas do cotidiano amazonense, resgatando histórias, fazendo pesquisas. Os alunos entrevistaram pessoas da sua própria comunidade, o que permitiu de alguma forma que ocorresse o desenvolvimento sociocultural.


O concurso foi dividido em três etapas: Escolar, Distrital/Regional e Estadual. Na primeira etapa, a escola selecionou cinco textos (um de cada gênero) para concorrer com na etapa seguinte. Na etapa Distrital/Regional, os textos enviados pelas escolas foram analisados e novamente o melhor texto de cada gênero foi selecionado e classificado para a etapa Estadual. Nesta etapa, a comissão julgadora, organizada e coordenada pelo Departamento de Políticas e Programas Educacionais (Deppe), da SEDUC, selecionou os três melhores textos de cada gênero, e após uma análise criteriosa, que teve como itens a serem avaliados a fidelidade à temática proposta, adequação ao gênero, marcas de autoria e criatividade, foram escolhidos os vencedores.


Na primeira edição da Olimpíada de Língua Portuguesa do Amazonas os alunos do interior se destacou e venceu em quatro dos cinco gêneros: Desenho, Poema, Conto e Documentário.


A coordenadora da OLPAM 2017, Francisca França, falou sobre o objetivo do concurso. “O concurso não é um caça-talentos. O objetivo é envolver a comunidade escolar e melhorar a escrita, a pesquisa envolvendo a comunidade escolar interna e externa. Isso torna o aluno mais ativo na produção textual, até mesmo na convivência, perdendo a timidez” disse a coordenadora.

Participou do concurso estudantes e professores da Rede Estadual de Ensino Regular e Modalidades da Educação Básica, em consonância com os gêneros concorridos, a seguir:

GÊNEROS

ANOS ESCOLARES

 

Desenho

3º e 4º anos do Ensino Fundamental (Ensino Regular; Projeto Avançar – Fase 2; EJA  1º Segmento: Fase 1 e 2; Educação do Campo e Educação Escolar Indígena).

Poema

5º e 6º anos do Ensino Fundamental (Ensino Regular; Projeto Avançar – Fase 3; EJA  1º Segmento: Fase 2 e 2º Segmento: Fase 1; Educação do Campo e Educação Escolar Indígena).

Conto

7º e 8º anos do Ensino Fundamental (Ensino Regular, Projeto Avançar – Fase 4; EJA – 2º Segmento: Fase 1 e 2;

EJA (Presencial com Mediação Tecnológica – 2º Segmento: Fase 1 e 2; Educação do Campo e Educação Indígena).

Crônica

9º ano do Ensino Fundamental e 1ª série do Ensino Médio (Ensino Regular; EJA Regular/Presencial com Mediação Tecnológica – 2º Segmento: Fase 2 e Fase 1 do EM; Educação do Campo e Educação Indígena).

Documentário

2ª e 3ª série do Ensino Médio (Ensino Regular; EJA Regular/Presencial com Mediação Tecnológica: Fase 1 e 2; Educação do Campo e Educação Indígena).

 

 

 

1º LUGAR

Desenho

Título:

Gestora: Adriana da Costa Ferreira

Professor: Roberto do Nascimento Ferreira

Aluna: Emilly  Thamires Souza de Souza

Ano: 4º ano/Ciclo

Escola: Escola Estadual Leopoldo Naves

Coordenadoria: CRE de Manacapuru


Poema

Título: “Sou filha dessa terra”

Gestor: José Raimundo Magalhães da Silva

Professor: Daniel Costa Laurentino

Aluna: Sâmily Vitória Silva de Andrade

Ano: 5º ano/Ciclo

Escola: Escola Estadual José Leite

Coordenadoria: CRE de Boca do Acre

 

Conto

Título: “Quem toma açaí não sai mais daqui”

Gestor: Marcos Antônio Alvim de Assis

Professora: Narla Costa da Silva

Aluna: Yasmin da Silva Lima Batista

Ano: 7º ano Ensino Fundamental

Escola: Escola Estadual Brigadeiro João Camarão Telles Ribeiro

Coordenadoria: CDE 02 Manaus

 

Crônica

Título: “O pescador”

Gestor: João Castro de Farías

Professora: Elissângela M. da Silva  

Aluno: Talisson da Silva Crisóstomo

Série: 1º Série do Ensino Médio

Escola: Escola Estadual Ipixuna

Coordenadoria: CRE Ipixuna

 

Documentário

Título: “O transporte rural do agricultor borbense”

Gestor: Max Ferreira Colares

Professora: Karolayne Êndrea Oliveira Peixoto

Aluno: Ângelo Prestes Marques

Série: 3ª Série do Ensino Médio

Escola: Escola Estadual de Tempo Integral José Holanda Cavalcante

Coordenadoria: CRE de Borba

Carregar mais artigos relacionados
Carregar mais em Cidades

Deixe uma resposta

Verifique também

Saiba 10 dicas de economia para as compras de Natal

Aproveite as férias com as contas em dia A data mais importante para o comércio, o Natal, …