O fim da tarde desta terça-feira, 5, na capital amazonenses, foi marcada com a presença dos alunos da rede estadual, municipal e federal de ensino, além de movimentos sociais, entidades e filantrópicas que abrilhantaram o desfile cívico escolar em comemoração à Elevação do Amazonas à categoria de Província.

O desfile foi realizado pelo Governo do Estado e coordenado pela Secretaria de Estado de Educação e Qualidade do Ensino (SEDUC) e contou com parcerias militares. O desfile teve como temática "Amazonas de Bravos", fazendo alusão aos bravos homens e mulheres trabalhadores defensores do Amazonas, bravos indígenas, bravos agricultores, bravos ribeirinhos, bravos educadores , bravos profissionais, que representam a base da educação.

O Governador do Estado do Amazonas, David Almeida, o secretário de Educação, professor doutor Arone do Nascimento Bentes e todo o secretariado da SEDUC participaram da solenidade do desfile das escolas, bem como autoridades militares.

O governador David Almeida falou como se sentiu em participar do desfile das escolas. "Para mim é um privilégio, enquanto amazonense, participar de um evento como esse, uma data máxima do nosso Estado, de um povo alegre, que veio participar. Os alunos participaram, os pais apoiaram, a Seduc toda envolvida nesse momento emocionante da nossa história, o Amazonas está de parabéns, a Seduc está de parabéns, os alunos estão de parabéns, todos nós sem dúvida alguma, vivemos um momento muito especial nessa tarde e noite de hoje”, declarou o governador.

O titular da Seduc, Arone do Nascimento Bentes, parabenizou a todos os envolvidos no evento. “Eu fico muito agradecido por todos os alunos e gestores que puderam revelar aqui o amor e dedicação à educação. Esse é um Amazonas de bravos que lutam e não deixam apagar a chama do patriotismo, o amor pelo Estado”, disse o secretário.

A estudante Laís Seixas Marques, 17, da 3° série do Ensino Médio do Instituto de Educação do Amazonas (IEA) desfilou junto da escola pela primeira vez e contou a sensação de ter participado. “Foi gratificante, essa é a primeira vez que eu marchei, eu considero esse dia necessário, que é onde os alunos de todas as escolas se encontram para comemorar o dia 5 de Setembro”, declarou.

O primeiro pelotão a se apresentar foram os alunos da educação especial do Amazonas. E para o encerramento da noite, com chave de ouro, o fusca clube Manaus, se apresentou, inovando o desfile escolar.
A família, como plateia neste evento patriótico, lotou as arquibancadas do Centro de Convenções, como foi o caso de Airton Passos Ricardo, 49, que assistiu a filha e muito satisfeito descreveu o desfile como fantástico. “Eu acho fantástico participar desse momento embora tenha se perdido muitos desses valores nessa sociedade consumista, mas aos poucos a Seduc tem feito um trabalho para resgatar esses valores” acredita, Airton.

Homenagem

Pela manhã desta terça-feira, aconteceu a tradicional homenagem póstuma a João Batista de Figueiredo Tenreiro Aranha, o primeiro presidente da província do Amazonas, na praça 5 de Setembro (Praça da Saudade).

faça um comentários
Carregar mais artigos relacionados
Carregar mais em Jornal de Humaitá

Leia mais

‘DÃO’ é preso novamente por Tráfico de Drogas

Força Tática do 4ºBPM efetuou a detenção de PEDRO BRAGA RAMOS vulgo ‘DÃO’, …