Exiba imagens para confirmar leitura

O Sou de Algodão, movimento de incentivo ao uso da fibra na indústria têxtil brasileira, acaba de fechar parceria com a estilista alagoana Martha Medeiros, reconhecida por suas confecções em renda. A parceria teve início com o apoio dos books da coleção Sertões – primeira da estilista em algodão – e irá sinalizar as peças com alto índice de algodão em sua composição como participantes do movimento.

As roupas trarão o símbolo do Sou de Algodão, atrelando a grife da estilista ao movimento. A renda – produzida exclusivamente por artesãs de comunidades do Nordeste do Brasil, que hoje somam 400 mulheres – aliados a outros materiais nobres, conferiram à grife um conceito cultural e histórico único.

A estilista lançou sua primeira coleção com algodão em maio deste ano e fez questão da fibra brasileira em sua composição. "Acredito no algodão não só pelas pessoas que fazem parte dessa cadeia, mas porque o futuro tem um coração antigo. Sei que a tecnologia é necessária, porém acredito que o mundo quer e precisa do algodão brasileiro. Atualmente, vendo minhas peças em 35 países e é impressionante ver que muitas pessoas sequer sabem o que é algodão no mundo da moda. As pessoas estão carentes e necessitam de um abraço. Para mim, o algodão é uma forma de demonstrar afeto e carinho por elas", finaliza.

Martha mantém a história viva em suas confecções cultivando uma relação muito próxima com as rendeiras através do Projeto Olhar do Sertão, do Instituto Martha Medeiros. A iniciativa é dividida em duas partes – mercadológica, através do trabalho remunerado e a política de metas, que permite que as rendeiras superem seu ganho financeiro de acordo com a produtividade. A outra é a assistencial, levando auxílio em diversas áreas como educação, saúde e independência financeira.

Martha trabalha com rendeiras cooperativadas, promovendo a união e empoderamento dessas mulheres. O objetivo é manter viva a tradição do bordado de Alagoas, valorizar o trabalhador do campo e desenvolver socioeconomicamente as artesãs e a comunidade em que atua.

Sobre o "Sou de Algodão"

O movimento "Sou de Algodão" é uma campanha desenvolvida pela Associação Brasileira dos Produtores de Algodão (Abrapa), que contempla diversas ações de incentivo ao uso da fibra na indústria têxtil do país, com o objetivo de conscientizar o consumidor final sobre os benefícios da matéria-prima na moda.

As ativações do movimento contemplam engajamento de influenciadores que conversam tanto com a cadeia produtiva quanto com o consumidor, como estilistas, personal stylists, representantes de marcas que ditam a moda, empresários e blogueiras. Também estão previstas ações em redes sociais, plataformas digitais e um portal de conteúdo sobre o uso do algodão na indústria da moda (http://soudealgodao.com.br/), além de parcerias com marcas, iniciativas com instituições de formação em moda e apoios.

Beatriz Secco


faça um comentários
Carregar mais artigos relacionados
Carregar mais em Jornal de Humaitá

Leia mais

Brasil conquista pela primeira vez prêmio no Forbes Travel Guide

Belmond Hotel das Cataratas, localizado Parque Nacional do Iguaçu é o primeiro da América …