Ecologia

Somos Amazônia é relançado em novo formato

Somos Amazônia é relançado em novo formato

Plataforma do WWF-Brasil traz informações atualizadas sobre ameaças ao bioma e histórias de pessoas que contribuem com a conservação da Amazônia

Em comemoração ao Dia da Amazônia, o WWF-Brasil lança hoje (5/9), o site Somos Amazônia – http://somosamazonia.wwf.org.br/, em novo formato, e em português e em inglês. Além das histórias de pessoas da região que contribuem com a conservação da região, a plataforma traz informações atualizadas sobre algumas das principais ameaças da Amazônia e de suas áreas protegidas, como agricultura, pecuária, hidrelétricas, mineração e desmatamento.

De forma a facilitar o entendimento e a comunicação com as pessoas foi desenvolvido um mapa interativo que aponta os locais da Amazônia onde acontecem cada uma dessas ameaças, incluindo informações sobre locais em potencial para hidrelétricas e mineração, por exemplo.

“Queremos que as pessoas aprendam, interajam e se engajem de uma forma diferente com a Amazônia, ainda mais nesse momento de grande comoção e retrocessos ambientais que estamos vivendo com a maior floresta tropical do planeta”, explica Ricardo Mello, coordenador do Programa Amazônia.

Segundo ele, o Somos Amazônia é uma plataforma para conectar as pessoas com o bioma. “Precisamos dizer NÃO ao atual modo predatório imposto contra o maior bioma do Brasil, e queremos o apoio da população brasileira para construir a Amazônia que queremos”, afirma.

Histórias

Entre vídeos, fotos e textos, o site também conta a história de pessoas que vivem na Amazônia e lutam diariamente pelo bem-estar das florestas e a biodiversidade do bioma.

Histórias como a do Charles, o pescador que tira o seu sustento da pesca sustentável em Feijó (AC); ou do Pedro e do Raimundo, os maiores seringueiros do Acre, que têm mostrado ao mundo a importância da Amazônia e dos povos da floresta.

As pessoas poderão conhecer também Simar e Luis, que têm transformado uma comunidade isolada do Tapajós a partir de um trabalho de turismo de base comunitária, dando a possibilidade aos brasileiros de conhecerem as belezas dos rios e da floresta amazônica. Ou ainda o Carlos, produtor rural do Sul do Amazonas, que, enquanto estava vivo, fez o possível para transformar o Brasil a partir da produção de alimentos sustentáveis.

“Esse novo formato teve o objetivo de contrastar as ameaças que colocam em risco o futuro da Amazônia, com histórias que nos trazem esperança, para a transformação que queremos: uma Amazônia conservada e valorizada gerando renda, qualidade de vida e conhecimento para o planeta”, avalia Mello.

Por: Giovanna Leopoldi

Comentários

Comentários

Click to add a comment

Você precisa estar logado para postar um comentário Login

Leave a Reply

Ecologia

More in Ecologia

Uma semana após fim das chamas, vida volta a pulsar na Chapada dos Veadeiros

Jornal de Humaitá6 06America/Manaus novembro 06America/Manaus 2017

Processo para implementar o Acordo de Paris até 2020 começa em Bonn nessa semana

Jornal de Humaitá6 06America/Manaus novembro 06America/Manaus 2017

OPERAÇÃO KARI’OCA: Ipaam notifica empresas de turismo de selva

Jornal de Humaitá18 18America/Manaus Maio 18America/Manaus 2017

Ipaam resgatou 20 jiboias nos primeiros quatro meses deste ano

Jornal de Humaitá16 16America/Manaus Maio 16America/Manaus 2017

UEA e ICMBio promovem Seminário de Turismo em Áreas Protegidas da Amazônia

Jornal de Humaitá10 10America/Manaus Abril 10America/Manaus 2017

Comissão de Meio Ambiente realiza Semana da Água, em Manaus

Jornal de Humaitá21 21America/Manaus Março 21America/Manaus 2017

Ambientalistas e moradores vão replantar mata ciliar destruída por universidade, no domingo (19)

jornal de Humaitá17 17America/Manaus Fevereiro 17America/Manaus 2017

Fundo de Promoção Social lança edital com R$ 5 milhões para setor produtivo

Jornal de Humaitá3 03America/Manaus Fevereiro 03America/Manaus 2017

NOTA: IPAAM reajusta taxas de serviços

Jornal de Humaitá1 01America/Manaus Fevereiro 01America/Manaus 2017
Seja bem vindo.

Categorias

Arquivos

Copyright © 2017 Jornal de Humaitá