Companhia aérea portuguesa TAP diz que quer atrair investidores a caminho dos destinos

O logotipo da TAP Air Portugal Airlines é retratado em uma aeronave Airbus A330 em Colomiers, perto de Toulouse, França, em 6 de novembro de 2018. REUTERS/Regis Duvignau

Inscreva-se agora para ter acesso gratuito e ilimitado ao Reuters.com

LISBOA, 22 de setembro (Reuters) – A transportadora de bandeira portuguesa TAP está cumprindo suas metas de reestruturação apesar das incertezas globais, tornando-a mais atraente para um potencial parceiro internacional que pode reforçar sua resiliência, disse seu presidente-executivo nesta quinta-feira.

A companhia aérea estatal de 72,5% tem “uma das frotas europeias mais modernas e posições de mercado únicas” no Brasil e na África, disse Christine Ermeiers-Widener a repórteres.

“A TAP é certamente uma companhia aérea muito atractiva para qualquer grupo em processo de integração. Fazer parte de um grupo maior (internacional) seria uma fonte de resiliência para a TAP”, disse, acrescentando que um parceiro forte seria idealmente aumentar a quota de mercado da TAP . Em mercados importantes como os EUA.

Inscreva-se agora para ter acesso gratuito e ilimitado ao Reuters.com

Ele disse que o governo teria que decidir quando reorganizar o DAP, recusando-se a estimar quando isso aconteceria.

Bruxelas aprovou um plano de resgate de 3,2 bilhões de euros (US$ 3,14 bilhões) para a DAP em dezembro, mas impôs uma reestruturação severa.

A TAP deve atingir resultados operacionais positivos até 2023 e lucro líquido até 2025, recuperando de um prejuízo recorde de 1,6 mil milhões de euros em 2021.

Ourmieres-Widener disse que a TAP já mostra “melhoria muito significativa na rentabilidade operacional” e visa melhorar parâmetros como depreciação, amortização, juros e dívida.

O prejuízo do primeiro semestre da TAP diminuiu para 202 milhões de euros em relação ao ano anterior, já que a receita de passageiros aumentou quase cinco vezes e está voando a 90% da capacidade de 2019, após dois anos de viagens globais interrompidas pela pandemia de COVID-19.

READ  Marine Power Systems vai implantar sistema eólico flutuante modular no WavEC Portugal

Ele disse que os preços do combustível de aviação na TAP podem quase dobrar para 1 bilhão de euros este ano após a invasão da Ucrânia pela Rússia e as reservas para o terceiro e quarto trimestres, apesar da perspectiva de desaceleração econômica global ou recessão. “Muito sólido”.

(US$ 1 = 1,0185 euros)

Inscreva-se agora para ter acesso gratuito e ilimitado ao Reuters.com

Reportagem de Sérgio Gonçalves; Edição por Jonathan Otis

Nossos padrões: Princípios de Confiança da Thomson Reuters.

Teremos o maior prazer em ouvir seus pensamentos

Deixe uma Comentário

Jornal de Humaitá