Ilhas solares flutuando ao sol de Portugal – pv Magazine International

A Solaris Float, sediada em Portugal, desenvolveu uma plataforma solar flutuante rotativa com rastreamento de um ou dois eixos. Estabeleceu seu primeiro projeto em um lago na Holanda. O projeto consiste em 130 módulos fotovoltaicos em um rastreador de eixo único com capacidade instalada de 50,7 kW.

Solaris criou um flutuador sol flutuante Solução com rastreamento de eixo único ou duplo. A ilha flutuante gira lentamente em torno de um ponto central, movida por motores elétricos que utilizam menos de 0,5% da energia produzida. O sistema gira em uma direção durante o dia, seguindo o sol, e gira na direção oposta para retornar à sua posição original à noite.

A empresa afirma que a solução Protevs produz 40% mais eletricidade do que os sistemas flutuantes de gradiente fixo. Isso inclui um aumento de cerca de 15% na produção devido ao resfriamento da temperatura nas proximidades da água.

A empresa estabeleceu seu primeiro projeto piloto em 2020 em Oostvorns Meer, um lago perto de Maasvlachte, na Holanda. A instalação de 50,7 kWp consiste em 130 módulos fotovoltaicos em um rastreador de eixo único. O projeto faz parte de uma iniciativa de pesquisa iniciada por um consórcio liderado pela Organização de Pesquisa Holandesa TNOO objetivo é instalar 2 GW de energia solar flutuante na Holanda até 2023.

Solaris oferece duas versões do Float Protevs, que podem ser adaptadas para diferentes projetos. Prodaves+ é uma ilha flutuante com 180 módulos com rastreamento de eixo duplo. Tem 38 metros de diâmetro e uma área de 1.444 metros quadrados. A solução tem capacidade instalada de 73 kWp com módulos de 370 W. Cada um dos painéis se move verticalmente.

READ  A sequência de Cristiano Ronaldo continua, pois ele pode retornar ao Sporting de Portugal

O Protevs Single360 é uma solução de eixo único, com módulos fotovoltaicos montados em uma inclinação fixa de 10 graus. A ilha flutuante é composta por 360 módulos, com capacidade instalada de 147 kWp para painéis de 410 W.

As soluções da Protevs são modulares, destacáveis ​​e escaláveis, pois as ilhas flutuantes podem ser unidas para formar uma fazenda solar flutuante, disse a empresa. Um parque constituído por sete ilhas flutuantes terá uma capacidade instalada de 1 MW, produzindo 2 GW/ano de eletricidade em condições normais.

O sistema flutuante é projetado para uso em águas relativamente calmas, como lagos e reservatórios. Para acomodar as mudanças no nível da água, a ilha é protegida por um anel externo preso a cabos e âncoras que sobem e descem 20 ou 30 metros. Ele é projetado para suportar uma ampla variedade de condições ambientais, como água salgada e ondas de um metro de altura. É feito de materiais 100% reciclados que podem ser reciclados após a vida útil do projeto.

A tecnologia foi inventada por cientistas portugueses no Centro de Investigação do INEGI no Porto, Portugal.

Este conteúdo é protegido por direitos autorais e não pode ser reutilizado. Se você gostaria de colaborar conosco e reutilizar algum de nosso conteúdo, entre em contato: editors@pv-magazine.com.

Teremos o maior prazer em ouvir seus pensamentos

Deixe uma Comentário

Jornal de Humaitá