Lucro do Millennium PCB de Portugal sobe 8%, supera previsão

Atualização 1 – Os lucros do Millennium PCB em Portugal aumentam 8%, superam a previsão

Adiciona comentários do CEO, demonstrações financeiras, parágrafos 4-7 e 9

Por Sérgio Gonçalves

LISBOA, 15 mai (Reuters)O maior banco cotado de Portugal é o Millennium PCB BCP.LSO seu lucro líquido no primeiro trimestre aumentou 8,4% na quarta-feira, impulsionado por fortes lucros internos, apesar dos custos mais elevados relacionados com uma carteira de hipotecas em moeda estrangeira na sua subsidiária polaca.

Apresentou um lucro líquido consolidado de 234,3 milhões de euros (254 milhões de dólares) no trimestre, superando a previsão média de 214 milhões de euros numa sondagem LSEG, uma vez que o lucro líquido nos seus negócios domésticos aumentou 18,4% em relação ao ano anterior, para 203,5 milhões de euros. .

da Polônia Banco MilênioMetade detida pelo Millennium bcp, reportou na sexta-feira uma queda de 49% no lucro líquido trimestral, para 128 milhões de zlotys (32,49 milhões de dólares).

“Foi mais um bom trimestre”, disse o presidente-executivo Miguel Maya em conferência de imprensa, e o banco obteve um retorno sobre o capital próprio de 15%, em comparação com uma média de 1,1% nos últimos 10 anos.

O banco, com 60% das suas ações negociadas livremente no mercado e o restante estacionado em acionistas qualificados, “tem todas as condições para ter um elevado free float como a maioria dos bancos europeus agora”, disse.

“É um caminho natural para um banco sólido como o Millennium PCB hoje”, afirmou, observando que muitos bancos europeus têm um free float superior a 90%. Free float refere-se às ações de uma empresa que são negociadas publicamente e não restritas.

READ  Novos empreendimentos e financiamento barato acertam em cheio para compradores americanos em Portugal

Uma maneira de fazer isso é vender uma grande participação por um investidor. A Fosun International da China disse à Reuters no mês passado 0656.H.KAberto para venda A sua participação restante no Millennium PCB é de 20%, após alienar alguma participação no início deste ano.

A margem financeira consolidada aumentou 4,8% para 696,2 milhões de euros, em linha com as previsões.

O seu rácio de eficiência aumentou para 35% em Março, face aos 31% de há um ano, principalmente devido a um aumento nos salários e outros custos administrativos na Polónia, afirmou.

O banco reduziu o total de exposições não produtivas em Portugal em 15% para 1,09 mil milhões de euros.

($ 1 = 3,9402 zlotys)

($1 = 0,9211 euros)

Reportagem de Sergio Gonçalves em Lisboa
Edição de Andre Caleb e Matthew Lewis

Teremos o maior prazer em ouvir seus pensamentos

Deixe uma Comentário

Jornal de Humaitá