Novo relatório revela um marco histórico: Portugal satisfaz 95% das suas necessidades de eletricidade com energia limpa – e o que isso significa para o resto do mundo

Até Abril de 2024, 95% da electricidade de Portugal provirá de fontes renováveis, tornando-o um líder em energia limpa na Europa e no resto do mundo.

Por Euronews VerdeEsta estatística encorajadora é apenas uma vitória na “mudança continental” global – em Abril, “os combustíveis fósseis forneceram pela primeira vez menos de um quarto da energia da UE”.

A energia renovável vem de fontes naturais e auto-reabastecedoras, portanto são inesgotáveis. Grade nacional. Em abril, 48% da energia renovável de Portugal em 2024 provinha da energia hídrica, 30% da energia eólica e 7% da energia solar.

De acordo com Euronews VerdePortugal está a posicionar-se para o sucesso de várias formas, incluindo a eliminação progressiva da produção de energia a carvão até 2021 e o reforço da sua frota hidroeléctrica com capacidade de armazenamento adicional.

Fontes de energia sujas, incluindo carvão, gás e petróleo, não são renováveis. Esses recursos são finitos e podem levar centenas de milhares de anos para serem formados, e então devem ser extraídos da terra e queimados para gerar energia. Grade nacional. A queima de combustíveis sujos é um dos principais contribuintes para a poluição que aquece o planeta na nossa atmosfera.

A redistribuição do uso de energia em prol de recursos renováveis ​​é um passo em direção a um futuro mais barato, mais limpo e mais seguro para todos. Science News investiga A descarbonização das fontes de energia “poderia economizar trilhões de dólares nos próximos 20 anos”, diz novo relatório Pesquisar.

AGORA ASSISTA: Lime Executive revela o real impacto das escolhas sustentáveis ​​nos negócios

Já estão sendo feitas mudanças que poderão ter impacto no uso de energia. Na Califórnia, as fontes de energia renováveis ​​forneceram 100% das necessidades de eletricidade do estado em 25 dos 32 dias. Em Nevada, apenas um projeto de armazenamento de água em desenvolvimento poderia suprir um oitavo das necessidades de eletricidade do estado.

READ  Há uma nova opção de cruzeiro fluvial pela região vinícola de Portugal

Por Euronews VerdeO think tank limpo Ember descobriu que mais de 30% da eletricidade mundial é gerada a partir de energia renovável.

“Especialmente o sol” disse Dave Jones, diretor de inteligência global da Ember, está “acelerando mais rápido do que se pensava”.

Junte-se a nós Boletim informativo gratuito Para atualizações semanais sobre as melhores descobertas Melhorar nossas vidas E Salva nosso planeta.

Teremos o maior prazer em ouvir seus pensamentos

Deixe uma Comentário

Jornal de Humaitá