Número de turistas em Portugal baterá recorde em 2023

Os números do turismo em Portugal no ano passado aumentaram 7,7 por cento face a 2019 (Patrícia de Melo Moreira)

Espera-se que os turistas estrangeiros cheguem a Portugal em grande número, com 26,5 milhões de visitantes em 2023 – um aumento de 19,2 por cento em relação ao ano anterior, informou a Agência Nacional de Estatística do país na segunda-feira.

A economia de Portugal, que foi ridicularizada como parte dos países do “Club Med” durante a crise da dívida europeia há 15 anos, está a superar os seus pares do norte graças ao ressurgimento do turismo.

Os números do turismo no ano passado em Portugal aumentaram 7,7 por cento em comparação com 2019 – o ano de referência antes da pandemia de Covid-19.

Segundo o instituto, 5,7 milhões de visitantes vieram da Espanha, seguida da Grã-Bretanha e da França, com três milhões de turistas cada.

O turismo representa cerca de 12 por cento do PIB de Portugal.

Em 2023, Portugal registou um crescimento económico de 2,3 por cento, o mais elevado da UE, graças principalmente às exportações.

O crescimento deverá ser de 1,5 por cento este ano, subindo para 1,9 por cento em 2025, de acordo com as últimas projeções divulgadas pelo governo em meados de abril.

O Banco de Portugal prevê um crescimento de 2 por cento este ano e de 2,3 por cento em 2025.

tsc/nmc/imm

READ  PGA Portugal Airlines inicia operações

Teremos o maior prazer em ouvir seus pensamentos

Deixe uma Comentário

Jornal de Humaitá