PGA Portugal Airlines inicia operações

Dallas – Hoje, em 1990, a PGA Portugal Airlines (NI) operou o seu voo inaugural de Lisboa (LIS) para o Porto (OPO).

A PGA foi fundada há dois anos como rival da companhia aérea TAP Air Portugal. Inicialmente, apenas voos domésticos e um número limitado de charters internacionais operavam em Portugal. Os voos internacionais regulares de LIS e OPO não foram permitidos até Junho de 1992, na sequência de uma alteração na lei portuguesa.

Posteriormente, a transportadora expandiu a sua rede em França, Alemanha, Itália, Marrocos e Espanha.

Portugal operou oito Embraer ERJ-145. Foto: Peter Pacma/GFDL 1.2, via Wikimedia Commons

Premiado

A PGA ganhou vários prémios pelo seu elevado nível de serviço, incluindo os prémios de Melhor Companhia Aérea Regional Europeia, Melhor Companhia Aérea Europeia e Melhor Tripulação de Cabine Europeia.

Em 6 de novembro de 2006, o Grupo TAP Air Portugal adquiriu 99,81% das ações da PGA. Mais tarde, tornou-se uma subsidiária regional da sua controladora. Isto continuou até janeiro de 2016, quando foi anunciado que o nome PGA Portugal seria retirado e a companhia aérea passaria a chamar-se TAP Express.

PGA Portugal ATR-42. Foto: Bene Riobó/CC 4.0, via Wikimedia Commons

Do Fokker 100 ao Embraer E190

Sua frota de seis Fokker 100 e oito Embraer ERJ-145 foi aposentada e substituída por Embraer E190 recém-encomendados. Introduzido neste tipo de serviço. Em 23 de maio de 2016, com voo de LIS para Nice (NCE).

O último Fokker 100 a ser aposentado foi o CP-TPA, que operou o serviço inaugural da aeronave. Um voo especial foi lançado em 2 de dezembro de 2016, com a mesma tripulação que operou o primeiro voo em 1990.

PGA – Portugal Airlines Fokker 100 (CS-TPE). Foto: Javier Bravo Munoz/GFDL 1.2, via Wikimedia Commons

READ  Marrocos x Portugal: escalações e atualizações ao vivo

Teremos o maior prazer em ouvir seus pensamentos

Deixe uma Comentário

Jornal de Humaitá