Yo-Yo Ma interpreta Mozart com refugiados afegãos em Portugal | Música

Helena Alves – Associated Press

LISBOA, Portugal (AP) – O famoso violoncelista americano Yo-Yo Ma juntou-se ao Ein Klein Nostmusic de Mozart na terça-feira com os refugiados do Instituto Nacional de Música Afegão na capital portuguesa, Lisboa.

Ma juntou-se a jovens músicos afegãos e portugueses em um pequeno palco no Conservatório Nacional onde os refugiados estudam em dezembro passado.

READ  Reforçar a imagem da propriedade em Portugal

Dezenas de pessoas disseram a uma platéia de Lisboa em um discurso que “a cultura é a melhor defesa contra qualquer coisa”.

“Arriscaram a vida por aquilo em que acreditavam, e tu, em Lisboa, arriscaste todo o tipo de coisas para abrir os corações e fazer o que é humano”, disse.

Um grupo de 273 pessoas, incluindo cerca de 150 estudantes da Associação Nacional de Música do Afeganistão, recebeu refúgio quando os talibãs portugueses fugiram do Afeganistão em agosto passado. Farinha ajudou-os a sair do Afeganistão.

O Talibã tomou o poder quando os EUA e a OTAN encerraram sua presença militar de 20 anos.

O Afeganistão tem uma forte tradição musical, e uma cena de música pop floresceu lá nas últimas duas décadas. Mas muitos músicos temiam por seu futuro sob o Talibã, que governa de acordo com interpretações estritas da lei islâmica.

Teremos o maior prazer em ouvir seus pensamentos

Deixe uma Comentário

Jornal de Humaitá