Uma enorme esfera de pedra encontrada em uma floresta da Bósnia-Herzegovina vem intrigando e dividindo especialistas.

esfera de pedra
Arqueólogos bósnios dizem acreditar que pedra é a mais antiga criada pelo homem; tese é refutada por especialistas (Foto: Reuters/Dado Ruvic)

Em entrevista ao jornal britânico “The Independent”, o arqueólogo bósnio Semir Osmaganic advoga que formação rochosa é a mais antiga feita à mão por humanos.

Descoberta em uma floresta próximo à cidade bósnia de Zavidovici, a bola de pedra mede entre 1,2 a 1,5 metro de diâmetro, e, em sua composição, tem uma quantidade “extremamente alta” de ferro, segundo Osmaganic.

De acordo com outro pesquisador bósnio, Sam Osmanagich, a região era repleta de esferas no passado, mas muitas teriam sido destruídas na década de 70 por culpa de boatos de que havia ouro escondido dentro delas.

Em 2005, Osmanagic, conhecido como o “Indiana Jones bósnio”, virou destaque na imprensa internacional ao alegar que um conjunto de colinas no Vale Visoko, na Bósnia, era, na verdade, um local de pirâmides antigas ligadas por uma rede de túneis subterrâneos.

Apesar das críticas que recebeu na ocasião, o especialista teve o apoio do governo do país, que liberou recursos para escavações na área.

“Soubemos que o mundo está rindo da gente (…), mas não há governo no mundo que deva se calar diante de algo que é positivo”.

Fonte: G1

faça um comentários
Carregar mais artigos relacionados
Carregar mais em Curiosidades
Comments are closed.

Leia mais

Mundial de Clubes: Grêmio acabou superado pelo Real Madrid pelo placar de 1 a 0

Eram 21h em Abu Dhabi e 15h no Brasil, quando a equipe gremista entrou em campo, no estádi…