Casa cheia na noite de abertura do Concerto de Natal – Natividade no Teatro Amazonas nesta sexta-feira, 16 de novembro. O governador José Melo e a primeira dama do Estado e presidente de honra do Fundo de Promoção Social (FPS), Edilene Gomes de Oliveira, marcaram presença na estreia do espetáculo que traz uma releitura inédita da história do nascimento de Jesus e fica em cartaz até o dia 21. Ao todo, dez récitas serão realizadas com entrada franca.

O Auto de Natal é promovido pelo Governo do Amazonas em parceria com a iniciativa privada. Segundo o governador, a ação representa um avanço importante. A medida é reflexo de uma política de incentivo editada recentemente pelo governador, que concede descontos na cobrança da alíquota do ICMS para empresas que apoiam projetos sociais e culturais do governo. Este ano, cerca de R$ 16 milhões foram captados.

“Fomos atrás de recursos da iniciativa privada, minha esposa Edilene e o Robério, e vamos fazer esse ano o concerto de natal com todo o envolvimento que tem com recurso que não é público. Isso é um grande avanço. A população toda está convidada, afinal o espetáculo é feito para você”, destacou o governador.

O espetáculo é realizado pelo Fundo de Promoção Social (FPS) e a Secretaria de Estado de Cultura (SEC). O Auto de Natal une balé, música e dramatização, resgatando o espírito natalino tradicional menos tecnológico e mais lírico, com referências à cultura amazonense.

A obra é inspirada no trabalho “Revelações de Natal”, escrita pelo autor amazonense Marx Carphentier. As cores amazônicas estão mantidas na abordagem do tema, afirma Carphentier. “Sempre é uma emoção renovada. É como se tivesse naqueles momentos de elocubração e busca. Certamente o natal é um tema inesgotável. Será um belíssimo espetáculo que ensina, diverte e leva à reflexão”, disse.

O maestro Luiz Fernando Malheiro assina a direção musical e o secretário de Cultura, Robério Braga, assina a direção geral. A direção é de William Pereira. A atração faz parte da programação Um Amor de Natal, realizada pela SEC. “Esse ano temos grandes inovações. Uma característica bem diferente é que chegamos a um nível de qualidade onde teremos duas orquestras, dois corais, dois balés e dois grupos do coral infantil. O que mostra a quantidade de artistas preparados para este tipo de espetáculo. Ele é feito completamente com artistas amazonenses”, enfatizou Marcelo de Jesus, que também integra o elenco de maestros que se revezarão na condução do espetáculo.

Cerca de dois mil profissionais estão envolvidos, entre artistas e técnicos. A história bíblica do nascimento de Jesus será contada em 15 cenas de música e dança com a participação dos artistas dos corpos artísticos do Amazonas. Com patrocínio da Ambev e apoio cultural da água mineral Yara, Vila Amazônia hotel e Fitz Carraldo Bistrô.

O espetáculo conta ainda com Flávia Furtado (direção de palco); Maria Lúcia Gurgel (assistente de direção); Fábio Luís Retti (iluminador); Fábio Namatame (figurinista); Juliano Batista (assistente de figurino); e João Guilherme Ripper (compositor).

As apresentações acontecem do dia 16 ao dia 21 de dezembro, no Teatro Amazonas. A primeira récita acontece na próxima sexta, 16 de dezembro, às 20h. No sábado, as apresentações acontecem às 17h e às 20h. No domingo, dia 18, terão apresentações às 11h, 17h e às 20h. Na segunda, terça e quarta-feira, as récitas terão início às 20h. A entrada é gratuita. Os espetáculos terão transmissão na televisão pelo AmazonSat, TV A Crítica, Band Amazonas.

FOTOS – JOEL ARTHUS E VÍTOR SOUZA – SECOM

faça um comentários
Carregar mais artigos relacionados
Carregar mais em Amazonas
Comments are closed.

Leia mais

Deputados aprovam pauta diversificada de Projetos de Lei

Com o voto unânime dos 20 deputados presentes no plenário, entre os quais o do presidente …