Custos da expansão do metro de Lisboa aumentaram 25%

Extensão da linha vermelha Metrópole de LisboaAlcântara, em fase de estudo de viabilidade, vai custar 25% mais do que o valor inicialmente estimado, o que se traduz num aumento do custo total do investimento de 101,4 milhões para 405,4 milhões de euros. A construção da linha circular do metro vai custar mais de 121 milhões de euros. A origem desses aumentos foi a atualização de preços, que determinou o aumento dos preços das matérias-primas, materiais e mão de obra.

“A extensão da Rede do Metro de Lisboa – Linha Vermelha a Alcântara (TC-C15-i01), da responsabilidade do Metropolitano de Lisboa, EPE, insere-se no investimento previsto no PRR, com um valor total de investimento (Euro) de 304.000.000,00.(…) Construção E face à evolução do mercado de obras públicas, verificaram-se variações que determinaram o aumento dos custos na execução do plano de integração deste plano de expansão, conjugado com o período. práticas, os valores dos contratos eram insuficientes”, relatou o Diario da Repubblica.

A resolução, divulgada na quinta-feira, fala sobre “dificuldades nas cadeias de abastecimento”, “circunstâncias provocadas pela pandemia de Covid-19”, “crise energética global” e “consequências da guerra na Ucrânia”. Paralelamente, são determinantes o “aumento brusco dos preços das matérias-primas, materiais e mão-de-obra, com especial destaque para o setor da construção, que tem gerado fortes impactos na economia”.

O reforço do financiamento será feito através do Programa de Recuperação e Resiliência, cuja reprogramação será discutida em Bruxelas em Janeiro.

A extensão da linha vermelha do Metropolitano de Lisboa até Alcántara, cuja estação será “uma importante nova interface de transportes”, expressando os serviços ferroviários suburbanos, pretende contribuir para a melhoria da mobilidade na área metropolitana de Lisboa. Estão previstas três novas estações de metro (Amoreiras, Campo de Ourique e Infante Santo) e uma estação de superfície (Alcântara).

READ  A família ficou retida em Portugal por um acidente de avião e fugiu para a França

Teremos o maior prazer em ouvir seus pensamentos

Deixe uma Comentário

Jornal de Humaitá