O fundo patrimonial do Catar, dono do PSG de Lionel Messi, está pressionando por Portugal

A Qatar Sports Investments, proprietária do principal time de futebol francês Paris Saint-Germain, está comprando quase 22% do SC Braga de Portugal, parte de uma tendência de propriedade de vários clubes ou propriedade parcial de veículos financeiros.

O negócio, o primeiro da QSI Experimente o futebol Fora do PSG, um investimento de longo prazo, disse a empresa na segunda-feira. Braga, que há muito se esconde dentro e fora do campo PortugalAfirmou que os “Três Grandes” de Benfica, Sporting Lisboa e Porto têm potencial de crescimento financeiro e desportivo.

A transação representa uma avaliação de € 90 milhões (US$ 88 milhões) para Praga, de acordo com uma pessoa familiarizada com o negócio. Isto baseia-se na expectativa de que as taxas de televisão aumentem quando os direitos de transmissão portugueses forem negociados coletivamente, o que está previsto para 2027, disse a pessoa.

Fundada em 1921, as equipas masculinas e femininas de Praga competem no escalão superior da Liga Portuguesa de Futebol. A equipe masculina, atualmente terceira na classificação, disputará a Liga Europa desta temporada. Ele se classificou para a Liga dos Campeões apenas duas vezes e nunca conseguiu sair da fase de grupos.

“Como investidor e parceiro, estamos ansiosos para ver o clube inovar e crescer – tanto as equipes masculinas quanto as femininas e em todas as comunidades e empresas que apoia”, disse o presidente do QSI, Nasser Al-Khelaifi, em comunicado.

Guias e pedal

O QSI, que comprou uma participação majoritária no PSG em 2011, já havia discutido anteriormente uma participação minoritária no Leeds United em 2019, quando o time inglês joga na segunda divisão. Ele também apresenta o Premier Paddle, o jogo de trapaça que mais cresce.

READ  AutoHellas Finaliza Aquisição de Hertz Franchise Partner em Portugal

De acordo com o CIES, a tendência da propriedade de vários clubes está ganhando força em todo o mundo, com 196 equipes agora associadas a associações de futebol mais amplas.

O City Football Group define o ritmo e agora possui 10 clubes, incluindo o campeão inglês Manchester City. Red Bull Apoia uma equipe que inclui Salzburg e Leipzig, e está expandindo sua presença com clubes como o 777 Genoa e o Red Star Paris, com sede em Miami. Ele comprou 777 ações na Melbourne Victory na semana passada.

Jeremy Drew, sócio e chefe de esportes do escritório de advocacia internacional RPC, disse: “Os benefícios da propriedade de vários clubes são muito claros. Há economias em aferição e compartilhamento de dados, e os proprietários plenos podem investir em branding para toda a equipe.

De acordo com um relatório do QSI, o PSG sob o QSI cresceu de um clube francês local para um gigante global de vários bilhões de dólares e se ramificou em handebol, judô e e-sports. O PSG tornou-se “uma marca líder de estilo de vida” e colaborou com designers de moda em todo o mundo. Kristel CoutureLendas da música como os Rolling Stones e exclusivos Colaboração com a JordâniaComo parte disso Nike Inc. parceria.

Alienação

O perigo da propriedade de vários clubes é que os torcedores podem se sentir alienados se seus clubes forem tratados como meros times “alimentadores” para todo o grupo, disse Drew. “O maior risco é o potencial de confrontos quando vários clubes de um grupo competem na mesma competição.”

Uma pessoa familiarizada com o acordo disse que o acordo não era uma aquisição de um clube subsidiário, mas uma oportunidade de investimento em um clube ambicioso.

READ  Principais profissionais africanos a falar na WOMEX 2022 em Portugal

Um dos nomes mais poderosos do futebol europeu, Al-Khelaifi lidera o BeIN Media Group, que compete pelos direitos de transmissão da Copa do Mundo, Liga dos Campeões e outros grandes torneios de futebol. Ele também é presidente da European Club Association, um órgão independente que representa clubes em toda a Europa.

Inscrever-se Recursos da fortuna Confira a lista de e-mails para não perder nossos maiores destaques, entrevistas exclusivas e consultas.

Teremos o maior prazer em ouvir seus pensamentos

Deixe uma Comentário

Jornal de Humaitá