O tsunami atingiu a capital de Tonga depois que um vulcão subaquático entrou em erupção

Uma onda de tsunami de 1,2 metro atingiu a capital tonganesa, Nuku’aloba, no sábado, enviando pessoas para áreas mais altas. Testemunhas dizem que cinzas caíram do céu após uma erupção vulcânica submarina perto da distante nação do Pacífico.

O vulcão Hunga Tonga-Hunga Ha’boi está localizado a cerca de 40 milhas ao norte de Tongatabu, a principal ilha do arquipélago do Pacífico.

A Agência Meteorológica da Austrália anunciou um tsunami No Twitter. Mas o contato com Tonga foi cortado. De acordo com a Associated Press, Portanto, não houve relatos oficiais imediatos de ferimentos ou danos.

A Agência Meteorológica de Tonga emitiu um alerta de tsunami para o arquipélago na noite de sábado. Neles Páginas do Facebook, Os serviços meteorológicos para as proximidades de Fiji e Samoa também emitiram alertas, aconselhando as pessoas a ficarem longe das áreas costeiras baixas.

O Centro Nacional de Alerta de Tsunami nos Estados Unidos emitiu um alerta de tsunami Costa oeste Sábado de manhã, horário do Pacífico, com o Serviço Nacional de Meteorologia em Portland, incluindo Washington e Oregon Beach Um possível relata ondas de três a três pés Newport, Ore., Long Beach, Washington. E Seaside, Ore. “A primeira onda não será muito grande”, disse o tweet, “então as ondas serão maiores”.

Às 8h30, os níveis de água subiram para seis pés em Monterrey, Califórnia e São Francisco, com níveis mais altos esperados no final do dia. O epicentro foi relatado abaixo do fundo do Oceano Pacífico, no entanto; nenhum alerta de tsunami foi emitido.

Espera-se que as elevações ao largo da costa sejam semelhantes às que ocorrem durante a maré alta, ao contrário das grandes ondas de crista.

READ  A ex-namorada de Gates entra no tribunal da Flórida, onde se encontra com o Grande Júri que investiga o Congresso

O vulcão esteve relativamente adormecido por muitos anos, mas começou a entrar em erupção em meados de dezembro. De acordo com o programa vulcânico global da Smithsonian Institution, a atividade caiu significativamente em 3 de janeiro.

Em 2014, o vulcão entrou em erupção, criando uma nova ilha que acabou se tornando o lar de plantas com flores e corujas. De acordo com a BBC.

Imagens de satélite da erupção de sábado compartilhadas no Twitter pelo Instituto Nacional de Pesquisa de Água e Atmosférica da Nova Zelândia mostram um “breve pico na pressão do ar quando uma onda de choque atmosférico pulsa pela Nova Zelândia”.

Outras imagens de satélite infravermelho recentes mostraram que o vulcão subaquático ainda estava em erupção e, apesar do isolamento geográfico de Tonga, a Nova Zelândia (que fica a 1.100 milhas a nordeste de Tongatabu) ouviu um som estrondoso após a erupção inicial. Um meteorologista privado No país.

De acordo com relatos iniciais, a explosão enviou cerca de 20 quilômetros para a atmosfera no sábado.

Da Nova Zelândia Agência Nacional de Gestão de Emergências Um comunicado divulgado no sábado aconselhou as pessoas nas áreas costeiras a esperarem “correntes fortes e incomuns e ondas imprevisíveis na costa”.

Em um tópico no Twitter, a Dra. Janine Griffner, vulcanóloga instituto Smithsonian“A maior parte do vulcão é submarino”, disse ele.

A força e o impacto potencial de uma erupção são estimados usando um código de erupção vulcânica, ou VEI, que leva em consideração a quantidade de material emitido durante a erupção e a altura da floração. O VEI da erupção de sábado ainda não foi estimado, mas antes da erupção, estimava-se que o vulcão poderia entrar em erupção com um máximo de 2 VEI.

READ  Chris confirma a morte da filha, adia datas de shows - Correspondente de Hollywood

Explosões com um VEI de 6 ou mais enviam mais gás e partículas para a atmosfera, refletindo mais luz solar da superfície da Terra, causando um efeito de resfriamento no clima por muitos anos. Mas erupções dessa magnitude são muito raras. O mais recente é o Monte Pinatubo nas Filipinas em 1991.

Fonte Henrique Relatório contribuído.

Teremos o maior prazer em ouvir seus pensamentos

Deixe uma Comentário

Jornal de Humaitá