Poupança portuguesa em queda – Portugal News

A taxa de poupança na área do euro aumentou 1,8% na área do euro e 1,7% na União Europeia (UE) no primeiro trimestre de 2022, representando um aumento de 0,1 e 0,2 pontos percentuais em relação ao trimestre anterior. Os dados também indicaram que Portugal teve a terceira maior queda nas taxas de poupança entre os estados membros.

“No primeiro trimestre de 2022, a taxa de poupança foi de 0,1 pontos percentuais (pb) na zona euro e 0,2 pb na UE, em relação ao trimestre anterior”, refere o Gabinete Europeu de Estatística. No quarto trimestre de 2021 foi de 14,9% na Zona Euro e 14,4% na UE.

No contexto da guerra na Ucrânia e do aumento da taxa de inflação, o Eurostat diz que a taxa de poupança das famílias aumentou em sete dos 14 estados membros, sendo que os maiores aumentos até março foram observados na Dinamarca (+5,1 pp), Bélgica (+2,9 pp) e Finlândia (+1,2 pp).

Por outro lado, no primeiro trimestre deste ano, a taxa de poupança caiu em sete estados membros, com as maiores quedas na Áustria (-5,2 pp), Espanha (-2,1 pp) e Portugal (-1,4 pp).

READ  2 barcos da praia da Virgínia não regressam a Portugal

Teremos o maior prazer em ouvir seus pensamentos

Deixe uma Comentário

Jornal de Humaitá