As principais novas leis europeias afetam os motoristas do Reino Unido que dirigem na Espanha, Portugal e Itália

O governo do Reino Unido esteve em negociações com vários países europeus nos últimos meses, na tentativa de esclarecer as regras sobre as carteiras de motorista emitidas no Reino Unido. Após o Brexit, novas regras tiveram que ser introduzidas para permitir que motoristas do Reino Unido com carteiras de habilitação emitidas pela DVLA as usassem enquanto morassem em países europeus.

Portugal

A partir de hoje, as regras aplicáveis ​​às cartas de condução da UE serão aplicadas às cartas de condução do Reino Unido em Portugal até 31 de dezembro de 2023.

Até esta data, pode conduzir em Portugal com carta de condução do Reino Unido emitida pela DVLA (na Inglaterra, Escócia e País de Gales) ou pela DVA (na Irlanda do Norte).

Para continuar a conduzir como residente em Portugal, deverá registar a carta de condução no IMT.

Leia também: Motoristas de carros elétricos podem se beneficiar do carregamento público gratuito hoje

O Acordo também prevê a troca de licenças vencidas (até cinco anos/até cinco anos após a data de vencimento) e licenças perdidas e roubadas sujeitas a procedimentos internos.

Comentando sobre o acordo, Llewellyn disse que era uma “ótima notícia” para os cidadãos britânicos e titulares de licenças do Reino Unido que vivem na Itália.

Ele acrescentou: “Depois de meses de trabalho intensivo entre Londres e Roma, tenho o prazer de anunciar que um acordo foi alcançado com as autoridades italianas. Sem fazer nenhum exame, escrito ou prático, na Itália.

“Agora estamos trabalhando duro com o governo italiano para implementar o acordo o mais rápido possível após a aprovação de ambas as partes. Enquanto isso, estamos fazendo acordos com as autoridades italianas para garantir que as licenças do Reino Unido continuem a ser reconhecidas por mais 12 meses após 31 de dezembro de 2022.

READ  Notícias da F1: favoritos da Turquia e de Portugal para entrar no calendário da F1 em 2023 - F1 Briefs

Espanha

A partir de maio de 2022, os britânicos que vivem na Espanha serão proibidos de usar sua carteira de motorista do Reino Unido nas estradas espanholas, para grande consternação dos expatriados.

A página do Facebook “Britânicos na Espanha” continua a atualizar os motoristas no Reino Unido sobre o andamento das negociações e se algum progresso foi feito.

Em um vídeo no Facebook postado hoje cedo, o embaixador do Reino Unido na Espanha, Hugh Elliott, explicou o progresso feito na situação da carteira de motorista.

Ele disse que o acordo foi alcançado entre autoridades britânicas e espanholas enquanto “termos técnicos” ainda estão sendo elaborados.

Informou que as duas partes continuam a trabalhar em conjunto para a assinatura do acordo e disse que irá partilhar mais informações por parte do consulado assim que as tiver.

Elliott acrescentou: “Em particular, do lado do Reino Unido, existem as autorizações necessárias, aguardando a resolução de alguns pontos finais de redação técnica. Estamos aguardando a resposta da Espanha.

“Nossa compreensão clara é que qualquer acordo internacional deve passar por esse processo, e temos certeza de que será tranquilo.”

Teremos o maior prazer em ouvir seus pensamentos

Deixe uma Comentário

Jornal de Humaitá