Celebrado em Portugal Califórnia

O Festival Português do Vale de São Joaquim acontecerá novamente nos dias 9 e 10 de abril em Turlock, Califórnia.

“Este fim-de-semana tentámos encobrir vários aspetos da cultura portuguesa”, disse à Lusa Elena Vieira, diretora executiva da Fundação Carlos Viera, que organiza o evento. “As pessoas estão animadas para comemorar e se reunir com a comunidade portuguesa”, acrescentou.

Touradas sem sangue

O festival abre com um “desfile português” e continua com actuações de várias bandas filarmónicas e grupos folclóricos. A tourada de corda no sábado e a tourada sem sangue no domingo são os eventos mais populares entre o público nas edições anteriores.

O programa de animação contará ainda com actuações dos comediantes Taylor Amarante e Vavo Brito, da fadista Marisa Silva Rocha e dos cantores populares Anthony Morris, Luisino, David DiMello, Emily e Alcitz Machado.

Esta será a terceira edição do festival que celebra a cultura luso-americana no Vale Central da Califórnia, onde há grande número de descendentes de portugueses, e no sábado será concedida entrada gratuita para atrair o maior número possível de visitantes.

Admissão grátis

“Há muitos jovens na comunidade portuguesa que não estão tão envolvidos e não estão interessados ​​em ir às Festas, e não sabem o que é o festival, mas vão porque a entrada é gratuita”, explicou Elena Vieira. “Queremos encorajar essas pessoas a vir e dar-lhes a oportunidade de descobrir e se envolver mais.”

Espera-se que o evento atraia 10.000 espectadores ao longo do fim de semana, cerca de 7.000 no sábado e 3.000 no domingo, custando $ 15 para entrar na tourada sem sangue. “Esperamos que isso volte ao normal. Parece que teremos um bom nível de participação”, disse o funcionário.

Com 50 a 60 expositores desde Ginja9 e PortuCali a Avila Imports e os Azorean Brothers, o festival vai apresentar sabores de vinhos e queijos portugueses.

READ  O marfim de mamute foi recuperado de um lugar impossível: o fundo do mar

“Um dos principais objetivos da celebração é atrair todo o público”, disse Elena Viera. “Queremos convidar os mais velhos da comunidade a virem desfrutar da cultura do Médio Vale e dos portugueses, mas queremos também reavivar esse sentimento na geração mais jovem”, explicou.

Haverá também uma exposição cultural com o 25º aniversário do Museu Histórico Português de São José, o Centro Histórico Português de San Diego e algumas exposições especiais.

Teremos o maior prazer em ouvir seus pensamentos

Deixe uma Comentário

Jornal de Humaitá