O défice orçamental de Portugal no primeiro trimestre diminuiu acentuadamente

Lisboa (Reuters) – O déficit orçamentário de Portugal caiu para 0,4% do PIB no primeiro trimestre, graças à forte expansão econômica no início do ano.

O PIB cresceu 11,9% ano-a-ano no primeiro trimestre, impulsionado por uma recuperação no principal setor do turismo.

A receita do Instituto Nacional de Estatística (INE) aumentou 11,9% entre janeiro e março deste ano em relação ao mesmo período do ano passado, enquanto a despesa caiu 1,4%.

“O crescimento positivo da receita tributária (20,1%) e das contribuições sociais (8,2%) indica a atividade econômica e a recuperação do mercado de trabalho em relação ao mesmo período do ano anterior, marcado por lock-ins no âmbito das epidemias”. ”, disse o INE.

Apesar do impacto da guerra na Ucrânia, o governo espera reduzir o déficit do PIB para 1,9% este ano de 2,8% no ano passado, enquanto o crescimento é de 4,9%.

O banco português elevou sua perspectiva de crescimento para este ano para 6,3%, ante 4,9% previstos em março, impulsionado pela recuperação do turismo, embora tenha dito que os efeitos da guerra na Ucrânia se prolongarão após um início de ano empolgante.

(Reportagem de Patrícia Vicente Rua; Edição de Andre Calif. E Catherine Evans)

READ  Viajar para Portugal de Comboio - Actualização

Teremos o maior prazer em ouvir seus pensamentos

Deixe uma Comentário

Jornal de Humaitá