Polícia de Londres investigará festas de bloqueio de Downing Street

O primeiro-ministro Boris Johnson deixa 10 Downing Street em 19 de janeiro de 2022 em Londres, Inglaterra.

Dan Kitwood | Getty Images Notícias | Imagens Getty

LONDRES – A comissária da Polícia Metropolitana, Cressida Dick, disse na terça-feira que a polícia investigará supostas festas realizadas nos escritórios do primeiro-ministro Boris Johnson em Downing Street devido a uma aparente violação das regras do Covid-19.

Ele vem logo após a divulgação mais recente de que um evento foi realizado durante o bloqueio para comemorar o aniversário de Johnson em 19 de junho de 2020.

O chefe de polícia de Londres disse que, embora a força normalmente não investigasse violações de bloqueio muito depois do evento, a decisão de abrir uma investigação seguiu evidências fornecidas pelo Gabinete.

“O que posso dizer esta manhã é que, como resultado, em primeiro lugar, das informações fornecidas pela equipe de investigação do Gabinete do Gabinete e, em segundo lugar, da própria avaliação de meus oficiais, posso confirmar que o Met está investigando uma série de eventos que ocorreram em Downing. Street e Whitehall nos últimos dois anos em relação a possíveis violações dos regulamentos do Covid-19 “, disse Dick na terça-feira.

Vários outros eventos que pareciam ter ocorrido em Downing Street e Whitehall não foram considerados como tendo atingido o limite para uma investigação criminal com base nas informações disponíveis, disse Dick.

A funcionária pública sênior Sue Gray deve publicar os resultados de sua própria investigação sobre o escândalo “partygate” nos próximos dias. O relatório provavelmente incluirá uma série de recomendações profundamente críticas.

Johnson tem até agora resistiu a pedidos de demissão de todo o espectro político, apesar da raiva pública sobre uma longa e crescente lista de supostas violações de bloqueio.

READ  ILUMINAÇÃO DE NATAL APTOPIX PORTUGAL | Internacional

Dick reconheceu “profunda preocupação pública” com alegações de festas de bloqueio que violam as próprias diretrizes de Covid do governo.

A investigação marca uma reviravolta para o Met, que já havia enfrentado fortes críticas por rejeitar ligações para investigar supostas festas em Downing Street.

“Durante a pandemia, o Met procurou, como eu disse, adotar uma abordagem proporcional. Devo enfatizar que o fato de o Met estar investigando não significa que notificações de multas fixas serão necessariamente emitidas em todas as instâncias e para todas as pessoas envolvidas, disse Dick.

“Não faremos comentários sobre nossas investigações atuais, mas posso garantir que daremos atualizações em pontos significativos, como normalmente faríamos”.

Libra esterlina caiu 0,1% na manhã de terça-feira. A moeda britânica ficou em US$ 1,3468 logo após as 11h, horário de Londres, perto de uma baixa de três semanas de US$ 1,3441.

Teremos o maior prazer em ouvir seus pensamentos

Deixe uma Comentário

Jornal de Humaitá