Comboio de alta velocidade para o Aeroporto do Porto

A Infraestruturas de Portugal (IP) propôs ao governo a entrega de um projecto ferroviário de alta velocidade ao Aeroporto de Porto Francisco sa Carneiro.

“Foi proposto ao governo […] A ligação ao Aeroporto Francisco Cha Carneiro será antecipada”, disse Carlos Fernandez.

O Vice-Presidente da IP falou na Portuguese Railway Summit 2022 a realizar-se no Estaleiro Porto de Lexes em Madosinhos, Distrito do Porto.

O plano prende-se com a disponibilidade de financiamento potencial de diferimento de investimentos na ligação à estação do Oriente em Lisboa.

“Foram previstas duas fases, o IP propôs ao governo a constituição da terceira fase”, que é semelhante à zona do Carregado – Lisboa, pelo que está “atrasada, provavelmente, para depois de 2040”.

Segundo Carlos Fernandez, a viagem de dois ou três minutos a Lisboa, que se perdeu por falta de execução da obra, conseguiu destinar verbas para a ligação ao Aeroporto Francisco Sá Carneiro, em Maya, que serve o Porto na zona norte. do país. E Galiza.

Prevê-se que o projeto ferroviário de alta velocidade esteja concluído em 2030, com a primeira fase a envolver a zona de Porto-Sor (Coimbatore) com obras entre 2026 e 2028.

O aeroporto foi inicialmente planejado na segunda fase, na qual foi fundido com a Vaiko, mas agora é intenção da IP levar isso adiante.

READ  Todos os pontos duplos de Espanha e Portugal de 8 de agosto a 18 de setembro de 2022 (reserva até 28 de agosto)

Teremos o maior prazer em ouvir seus pensamentos

Deixe uma Comentário

Jornal de Humaitá